Qual o significado do nome Jesus em Romano?

Perguntado por: erosa5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Ao ter sido batizado no rio Jordão e reconhecido como o mensageiro de Javé que viera libertar o povo judeu da opressão romana (Yehoshua significa «Javé salva»), Jesus recebeu o epíteto de Mashiach («Messias»), que em hebraico quer dizer «ungido».

Isa

No Islão, Jesus é um profeta. Em várias páginas da internet, surgem três formas de escrever, em alfabeto latino, o nome árabe de Jesus: Isa (o mais comum), Issa e Iça.

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

YHWH ou YHVH é o nome hebraico com o qual Deus se identificou a Moisés no monte Horebe (Êxodo 3:14). O tetragrama sagrado, que na pronúncia original era Yahweh, é formado por 4 consoantes e significa: "EU SOU o QUE SOU" ou "EU SEREI o QUE SEREI".

Em hebraico, a passagem usa o verbo ehyeh (uma forma da palavra hayah), normalmente traduzido como “eu sou” ou “eu serei”. Essa tradução é, na maioria das situações, adequada.

Nome verdadeiro de Deus (Elohin) o Criador dos céus e a terra, o Pai de Yahushua Hamashiach.

Jesus Cristo

"Jesus" em espanhol
Jesus Cristo {n.p.}

Quem é Jesus Cristo? Seu papel é definido em parte por centenas de nomes e títulos dados a Ele por toda a Bíblia Sagrada. Venha conhecer Jesus Cristo por si mesmo e descubra por que Ele é conhecido por esses 50 nomes.

em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus. en el nombre del Señor Jesucristo y en el Espíritu de [...] nuestro Dios.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.

O Pai Celestial é o Supremo Criador. Por meio de Jesus Cristo, Ele criou os céus e a Terra e todas as coisas que neles há (ver Moisés 2:1).

Algumas sugestões são “Yahweh”, “Javé” ou “Jeová”. Os judeus do tempo de Jesus tinham muito respeito pelo nome YHWH, por isso não o diziam e substituíram a palavra por “Senhor”. Muitas versões também traduzem YHWH como “Senhor”.

Às consoantes YHVH foram fundidas as vogais de ADONAY, no que então resultou YeHoVaH (Jeová). Daí muitos tradutores da Bíblia, a partir dos textos vetero-testamentários em hebraico e aramaico, terem optado diretamente pela substituição de YHVH por Jeová ou Javé.

Ao ter sido batizado no rio Jordão e reconhecido como o mensageiro de Javé que viera libertar o povo judeu da opressão romana (Yehoshua significa «Javé salva»), Jesus recebeu o epíteto de Mashiach («Messias»), que em hebraico quer dizer «ungido».

Mas que deus era esse? Segundo as Escrituras, o pacto entre os judeus e Javé teria começado com um homem chamado Abraão, há cerca de 4 mil anos. Conta a tradição que ele foi chamado por Deus para deixar a cidade de Ur, na Mesopotâmia (atual Iraque), para fundar uma nova nação em uma terra desconhecida.