Qual o significado do nome Jael em hebraico?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Jael: Significa “cabra das selvas”, “cabra dos montes”. Em virtude desse acontecimento, o nome reflete coragem, bravura e é um bonito nome especialmente pelo fato de ser classificado como teofórico, dado que tem o nome Deus nele incorporado, o que acontece através do sufixo El, que justamente significa “Deus”.

A história de Jael nos ensina como lutar nossas batalhas espirituais. Hoje, nossa batalha não é contra uma pessoa; é contra os poderes das trevas.

No texto, Débora exerce a liderança oficial das tribos e convoca os homens à guerra. Já Jael, que não estava inserida nas tribos israelitas, exerce liderança de forma difusa, sendo inclusive, responsável pela morte do comandante do exército inimigo do povo israelita.

O nome Sísera é de derivação incerta, mas talvez o seu significado hebraico seja “ordem de batalha”. A Bíblia não traz muitas informações sobre quem foi Sísera. O texto bíblico apenas menciona Sísera como o chefe de um poderoso exército que provavelmente era formado por uma confederação canaanita.

Apesar de a Bíblia não falar muito sobre quem foi Jael, o texto bíblico informa que ela era esposa de um homem chamado Héber. Esse homem é identificado no texto bíblico como “o queneu”. Os queneus eram nômades de linhagem midianita.

A palavra estaca foi tirada do Velho Testamento onde a palavra representa uma “tenda”, ou igreja, que é sustentada por estacas (ver Isaías 54:2). Cada estaca é composta por várias pequenas congregações chamadas de alas ou ramos. Geralmente, de cinco a doze alas e ramos formam uma estaca.

Sísera era chefe do exército de Canaã, no reinado de Jabim. Juntamente com este rei oprimiram os israelitas durante 20 anos. Ele tinha uma reputação como um guerreiro invencível, embora ainda jovem.

A estaca aponta para a minha habilidade, e o martelo para a palavra de Deus.

carros de ferro.
Carros eram os tanques do mundo antigo. Feitos de ferro e madeira, eram puxados por um ou dois cavalos e eram as mais temidas armas daqueles dias. Alguns carros possuíam, acopladas às suas rodas, lâminas afiadas, projetadas para mutilar os desamparados soldados a pé.

Segundo o Primeiro Testamento, uma mulher assentava-se abaixo da palmeira localizada nas Montanhas de Efraim, entre Ramá e Betel. Tratava-se de uma profetisa, cuja autoridade era tamanha a ponto de hebreus de todas as tribos subirem ao monte levando a ela suas demandas para julgamento.

Baraque não quis fazer a guerra sozinho porque estava com medo do general.

Deus então usa Débora, uma anciã no alto dos seus 90 anos e ela movida pelo Espirito do Senhor convoca Baraque para uma reunião e determina que ele desça para possuir a terra por inteiro, não apenas as montanhas mas também os vales dominados por Jabim e seus carros de ferro.

Foi quando ele caiu em um profundo sono, que Jael cravou uma estaca nas têmporas de Sísera. Essa estaca foi tão profunda que atravessou a sua cabeça e a ponta da estaca ficou encravada no chão daquela tenda, e foi assim que ele morreu.

Débora, não estava falando dela mesma. Referia-se a Jael, uma camponesa que tirou a vida do comandante das tropas inimigas. Depois da guerra, Baraque e Débora entoaram um cântico, chamado de o “cântico de Débora” onde atribuem a vitória ao Senhor Deus.

Baraque era o líder dos exércitos israelitas. Ele não queria lutar, mas pensou que se Débora fosse com o exército, o Senhor os protegeria. Débora concordou em ir. Ela profetizou que uma mulher derrotaria Sísera, o líder dos exércitos cananeus.

Significado de baraque: Baraque é um nome de origem hebraica que significa "Relâmpago".

Com origem hebraica, seu significado é “ramo de loureiro” ou “coroa de louros”, enquanto com origem havaiana, seu significado é “a que gosta de viver”.

Cidade ao norte de Canaã, onde habitava Sisera, que era general de Jabim, rei de Canaã.