Qual o significado do nome do Rio Quebar?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Quebar (significado: comprimento) um rio na “terra dos caldeus” (Ezequiel 1:3), nas margens das quais se localizavam alguns dos judeus do cativeiro (Ezequiel 1:1; 3:15, 23; 10:15 , 20, 22). Supõe-se que seja idêntico ao rio Habor, ou o moderno Khabour, que cai no Eufrates, no Circesium.

Ele profetizou de 592 a 570 a.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Ezequiel”). Depois de ser levado cativo, Ezequiel estabeleceu-se com os outros judeus em um lugar próximo ao rio Quebar (ver Ezequiel 1:1–3; Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Ezequiel”).

TEL-ABIBE: Lugar na Babilônia onde moravam os judeus levados para o CATIVEIRO (EZ 3:15).

Ezequiel 1, depois de uma breve introdução, descreve a visão de Ezequiel de Deus e Sua glória. Como a glória de Deus e o céu são coisas muito difíceis de serem descritas na linguagem dos mortais, os profetas freqüentemente utilizam termos simbólicos e imagens para descreverem o que viram.

Em toda a história do mundo, as pessoas tiveram que se proteger de tribos e nações vizinhas. Como parte de seu plano de proteção, eles construíam torres nas muralhas das cidades e colocavam atalaias nas torres para vigiar inimigos que se aproximassem. Se o povo ignorasse os atalaias, colocavam-se em grande risco.

Ezequiel 47 relata a visão de Ezequiel de como fluirá água de sob o templo de Jerusalém em direção ao leste, aumentando cada vez mais até tornar-se um rio. O rio fluirá para o Mar Morto que “viverá” novamente com peixes e vegetação.

Ezequiel 36 contém a promessa de que, como testemunho ao mundo de que Ele é o único Deus vivo e verdadeiro, o Senhor iria reunir uma geração futura de israelitas de volta a suas terras e ao seu relacionamento de convênio com Ele.

Foi nesta situação que Deus convoca Ezequiel para profetizar e de forma estranha e metafórica: profetiza a ossos secos! Ou seja, profetize a esses que estão mortos há muito tempo. Uma figura de linguagem que mostra a condição de quem diz: a experiência de uma vida perdeu todo interesse e valor. Nem mesmo o medo não há!

Na bíblia, nos livros de Ezequiel e Habacuque, os profetas do antigo testamento são chamados de "atalaias de Deus", pois eles seriam responsáveis por vigiar e alertar o povo sobre os perigos do pecado.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

o germinar do trigo. Antigo nomecananeu do primeiro mês do ano sagrado dos hebreus, sendo o sétimo do civil; foi no dia 15 desse mês que partiu do Egito o povo de israel (Êx 13.4).

Tel Aviv-Yafo é a segunda maior cidade de Israel, com uma população de 1,5 milhões de habitantes em toda sua área metropolitana. Sua superfície é de 50 quilômetros quadrados e está no norte do país, na costa mediterrânea.

Tel-Abibe é um lugar no rio Quebar onde morava o profeta Ezequiel (Ezequiel 3:15). Sua localização atual é desconhecida.

Em uma das visões divinas relatadas pelo profeta Ezequiel, é feita uma descrição dos querubins no primeiro capítulo do seu livro: “E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem; cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.

O Livro do Profeta. Ezequiel. Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes, quatro rodas e a glória de Deus em Seu trono. 1 E aconteceu que no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, estando aeu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se babriram os céus, e eu vi cvisões de Deus.