Qual o significado do maço e cinzel?

Perguntado por: iribeiro8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Na Maçonaria moderna o maço e o cinzel são as ferramentas que o Irmão, simbolicamente, irá usar para desbastar a pedra bruta do seu caráter.

O sinal ainda é um dos segredos da Ordem. O uso de sinais remonta ao princípio da maçonaria operativa. Estes sinais de reconhecimento dos Irmãos entre si eram ensinados por maçons mais velhos aos mais novos na Ordem, geralmente em recinto a coberto, pois somente os iniciados poderiam ter conhecimento dos mesmos.

A Acácia planta símbolo por excelência da Maçonaria, representa a SEGURANÇA, a CLAREZA e também a INOCÊNCIA e PUREZA. Foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e daí sua conservação como símbolo maçônico.

Símbolo do trabalho (pelo seu dinamismo), do poder (pela sua força) e da perseverança (pela constância dos golpes) o maço é instrumento ativo na construção do homem novo a que todos nós desejamos alcançar.

Significado de Cinzel
substantivo masculino Lâmina de aço temperado, de que uma das extremidades é talhada em bisel, para trabalhar a madeira, o ferro, a pedra, o mármore.

Instrumento cirúrgico odontológico, não articulado e cortante. Utilizado para remoção de ossos e sua guia serve para evitar perfuração de membrana.

O Cinzel Ochsenbein Nº 02 Millennium é um instrumento cirúrgico não articulado cortante, produzido em aço inoxidável. Conta com cabo de 8mm oferecendo-lhe uma melhor empunhadura, ajudando a previnir lesões. Utilizado em cirurgias periodontais.

O cinzel é então mantido a um determinado ângulo na borda do torno e contra a haste de metal. A ferramenta é, então, atingida com um martelo. Esta ação reduz a haste. Outras maneiras que um cinzel ser aproveitado no trabalho com metais seriam no corte reto, ou no corte em folhas de metal.

O “olho que tudo vê” tem referências egípcias, mas ganhou essa configuração no século 17. Ele representa o olho de Deus, que observa a humanidade: o triângulo simboliza a Santíssima Trindade e os raios a glória divina.

Uso dos três pontos na assinatura
É um símbolo da discrição que faz parte do comportamento dos membros da maçonaria e funciona como uma lembrança dos valores discretos que devem ser seguidos pelos maçons.

A Madeira de Acácia tem um significado bíblico muito importante. A acácia é uma espécie que possui o cálice bem retorcido, duro e com muitos espinhos, sendo uma referência ao homem antes de ter Deus. Conta-se que Deus tinha prazer em morar nos homens, porém não achou um único justo.

A acácia é uma árvore que era considerada sagrada já para os antigos hebreus. Tanto é assim que Moisés, segundo conta a Bíblia, utilizou a madeira dessa árvore para construir a Arca da Aliança e o sagrado tabernáculo.

A Acácia é utilizada, além disso, como forrageira, árvore ornamental e como corta-fogo e também para a produção de mel e adesivos. Atualmente, tem sido uma das espécies mais plantadas em países do sudeste asiático. A área de plantio, no Brasil, é estimada em cerca de 10 mil ha, para uso como celulose e energia.

Outro significativo símbolo da maçonaria é a associação entre o esquadro e o compasso, surgido no século XVIII. O esquadro pode fazer referência ao quadrado, ao número quatro ou à própria terra. Já o compasso faz referência à imensidão dos céus, ao princípio de unidade e ao círculo.

A Régua de 24 polegadas, de forma simbólica, é uma das ferramentas do Aprendiz maçom. Representa a autogestão do seu tempo, ao medir e guiar-se em caminhos retos, íntegros e honestos.

Formação – As Ferramentas do Aprendiz

  • O Esquadro.
  • O Compasso.
  • A Régua.
  • O Nível.
  • O Prumo.
  • O Malho ou Maço junto com o Cinzel e a Régua.

Conjunto de coisas que formam um só volume (ex.: maço de cigarros; maço de notas).

Significado de cinzelar
Lavrar a cinzel; esculpir. [Figurado] Trabalhar com extrema precisão; aprimorar, apurar.

O versículo 6 expressa o desejo do Senhor de retidão interior, além das demonstrações externas de religiosidade.