Qual o significado do livro das Crônicas?

Perguntado por: hmendes2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Embora os livros de Reis e os livros de Crônicas cubram muito do período da história israelita, os livros das Crônicas enfatizam o reino do sul (Judá) e geralmente apenas mencionam o reino do norte (Israel) ao descrever o modo como interagia com Judá.

Os livros das Crônicas, portanto, oferecem uma versão da história que defende a função do levita na liderança da comunidade judaica. Graças a ele, os ideais do Êxodo e de uma sociedade igualitária permanecem vivos, à espera de uma ocasião histórica propícia que torne possível a sua concretização.

O autor de Crônicas não é mencionado explicitamente no livro, mas a tradição judaica afirma que quem escreveu o livro de Crônicas foi Esdras, ou pelo menos o coloca como sendo o autor principal da obra.

Crônicas apresenta a narrativa bíblica começando no primeiro ser humano, Adão, e atravessando a história de Judá e Israel até a proclamação do rei persa Ciro, o Grande ( c. 540 a.C.) libertando os israelitas do cativeiro na Babilônia.

As crônicas partem de um acontecimento do dia-a-dia, como por exemplo, uma fila de banco, um passeio no parque, a espera do ônibus no terminal. O cronista não descreve simplesmente os fatos, ele os usa como ponto de partida para uma reflexão ou para o simples entretenimento do leitor.

Um cronista em Israel era um oficial de muita responsabilidade na corte real de Israel. O título traduz uma forma da palavra hebraica zakhár (recordar) e significa literalmente “recordador”.

A Tradução Ecumênica da Bíblia sustenta que originalmente Crônicas I e II eram um único livro, sendo artificial sua divisão em dois livros, e que haveria um único autor para Crônicas, Esdras e Neemias, e que sua redação não teria ocorrido antes de 350 AC nem depois de 250 AC, mas haveria adições posteriores a 200 AC.

Em 2 Crônicas 20, o escritor nos conta como Josafá e o povo de Judá testemunharam um grande livramento da parte de Deus. Acontece que um enorme exército inimigo marchou contra eles. A atitude Josafá foi consultar ao Senhor Deus, proclamar jejum, se humilhar e orar. Ele e todo o povo buscaram a Deus firmemente.

Em 2 Crônicas 7, o escritor nos mostra de que maneira o Senhor Deus demonstrou que aprovava a oração de Salomão, feita no capítulo anterior. Desceu fogo do céu e consumiu todo o sacrifício oferecido, e como se não bastasse a glória de Deus encheu ainda mais o Templo, de modo que os sacerdotes não conseguiam entrar.

Veja outra resenha de crônica dele aqui: Crônica do mês: Segurança – Luís Fernando Veríssimo A crônica Sebo, de Luis Fernando Veríssimo, foi retirada do livro Mentiras que os homens contam, um livro de crônicas divertidíssimas que super vale a pena conferir.

Oseias

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1).

Foi Deus quem fez com que o rei Assuero não conseguisse dormir naquela noite, depois do primeiro banquete que Ester serviu (Ester 6). Por causa da insônia, o rei pediu que lhe fossem lidas as crônicas do reino.

Assuero: Significa “leão rei”, “herói entre os dominadores”. Tem origem no persa antigo khchoovârcha ou khsajarsha, que quer dizer “leão rei”, e por extensão dá-se o significado de “herói entre os dominadores”.

Quando comparado os relatos bíblicos com possíveis fontes históricas extrabíblicas, o rei Assuero era uma pessoa vaidosa, excêntrica e volúvel. Em 482 a.C. ele precisou enfrentar uma rebelião na Babilônia, na qual a cidade foi parcialmente comprometida.

Características. A principal característica da crônica localiza-se na sua temática: o cotidiano é o grande assunto desse gênero. Nesse sentido, quase tudo que, de alguma forma, é significativamente importante para alguém transmitir a seus companheiros ou conhecidos pode ser um motivo para escrever uma crônica.

A crônica existe desde o início da modernidade, mas só se afirmou mesmo como um tipo popular de literatura a partir do século XIX, quando cronistas passaram a escrever em colunas de jornais. No século XX, a coluna da crônica semanal ou diária passou a angariar um público cada vez mais vasto.

Crônicas na bíblia
Há na bíblia sagrada dois livros que são intitulados de “Crônicas”. Esses livros, que se encontra no antigo testamento, trazem histórias sobre os reis de Israel, tais como Saul, Davi, Salomão e também traz informações sobre o reino de Judá.

1. Pessoa que escreve crónicas . 2. Historiador.