Qual o significado do filme Meu Amigo Totoro?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Com influência do xintoísmo, uma religião tradicional do Japão, o longa abordou o respeito a natureza e a conexão do ser humano com o mundo espiritual.

Foi daí, a partir de uma idéia de Miyasaki para um filme que os dois se associam, juntamente com a Editora Tokuma de Yasuyoshi Tokuma, e criam o Estúdio Ghibli, que significa “vento quente que sopra através do Sahara”, nome usado para denominar a esquadrilha italiana na Segunda Guerra Mundial.

Um adendo, essa situação da doença da mãe pode ser vista como um fato vivenciado pelo Miyazaki em sua infância, quando sua mãe foi diagnosticada com tuberculose começando assim um tratamento que durou várias décadas.

Esta criatura é um troll, uma espécie de guardião da floresta.

A animação do Studio Ghibli fala sobre libertação, coragem e amadurecimento. Chihiro precisa lutar para achar uma forma de salvar os pais e voltar ao seu mundo.

Totoro se passa no Japão dos anos 1950, onde somos apresentados a Satsuki e Mei, que se mudam com seu pai para uma casa próxima à floresta.

  • A Viagem de Chihiro (2001)
  • Meu Amigo Totoro (1988)
  • O Castelo Animado (2004)
  • Mononoke Hime (1997)
  • O Serviço de Entregas da Kiki (1989)
  • O Castelo no Céu (1986)

A notícia recente de que o Studio Ghibli iria encerrar suas atividades não era correta. O erro aconteceu - e se multiplicou - depois que um trecho de uma entrevista com Toshio Suzuki, um dos produtores do estúdio, foi traduzida incorretamente pelo blog Film Stage.

Dough and the Egg Princess (2010) e Boro, a Lagarta (2018), sua mais recente produção do gênero.

Muzan. Algo que reflete bastante a personalidade do Rei dos Demônios é o seu nome. Isso porque a palavra “Muzan“, em japonês, é composta por kanjis que formam significados como “miserável”, “impiedoso” e “cruel”.

No dia 16 de abril “Meu Amigo Totoro” completou 34 anos desde o seu lançamento!

Sobre. Meu Amigo Totoro é um filme animado de fantasia escrito e dirigido por Hayao Miyazaki e produzido pelo Studio Ghibli em 1988.

Hayao Miyazaki

Apesar de toda a fantasia presente no filme, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, certos pormenores do mundo mágico de “O Meu Vizinho Totoro” foram inspirados em locais verdadeiros.

Na libertação de Chihiro e de seus pais, Haku a acompanha até metade do caminho e então, pede que ela continue e não olhe para trás em nenhum momento até ter passado pelo túnel em que entrou. Porém, o que ele realmente quer dizer é que ela siga sua vida em frente e não se arrependa das coisas.

Os pais de Chihiro comem o que não podiam no local e por isso são transformados em porcos. Ela terá que enfrentar uma aventura no mundo espiritual para salvar seus pais e eles poderem voltarem para casa.