Qual o significado do feixe de trigo na Bíblia?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

representa autoridade e governo e colheita farta.

Um feixe de trigo é um conjunto de espigas de trigo. Após a colheita, eram amarrados e colocados em pé no campo. Isto impedia que os grãos de trigo se molhassem e apodrecessem por causa da humidade do solo.

O grão faz referência ao pão da Santa Ceia, bem como o pão nosso de cada dia. O que nutre nossa espiritualidade, o corpo de Cristo, o pão da vida, é a hóstia, sendo a mesma feita do trigo.

Podemos admitir que um dos símbolos mais representativos nas comunidades cristãs do mundo inteiro é a espiga de trigo, assim como a uva, porque representa o pão da Santa Ceia e o pão nosso de cada dia. É o fruto da terra, sinal do amor de Deus. Lembra que Cristo é o pão da vida!

Explicação da Parábola do Joio e o Trigo
A narrativa aparece no Evangelho de Mateus 13:24-30, onde, mais adiante, também encontramos a explicação dada por Jesus sobre o seu significado, em Mateus 13:36-43.

Significado de Feixe
Reunião de objetos que estão ligados por algo em comum: feixe de madeira. [Anatomia] Conjunto de fibras de origem nervosa ou muscular. [Física] Reunião de partículas que, em movimento, se encontram em trajetória paralela ou quase paralela.

22 sinônimos de feixe para 2 sentidos da palavra feixe: Conjunto de coisas iguais amarradas: 1 molho, braçada, atado, gavela, lio, fascículo, maço, maçaroca, paveia.

Um feixe divergente é aquele cujos raios luminosos partem de um ponto único e se espalham em várias direções. Um feixe convergente é aquele cujos raios luminosos partem de direções diversas e chegam a um ponto comum. Um feixe colimado é aqueles cujos raios luminosos são sempre paralelos.

Você vai morrer velho e forte, como um feixe de trigo colhido no tempo certo. (Jó 5:26) | Mensagens, Amor.

Para comercialização, existem basicamente três espécies de trigo que são cultivadas no mundo:

  • trigo comum;
  • trigo Durum;
  • trigo Einkorn.

Da produção total de trigo, 65% é consumido por humanos, principalmente na forma de farinha branca (72-80% de extração) usada na produção de pães, massas alimentícias, bolos, biscoitos ou como ingrediente na elaboração de inúmeros produtos alimentares.

Significado de Trigo
substantivo masculino Planta herbácea anual, da família das gramíneas, que produz o grão (cariopse) de que se extrai a farinha usada especialmente para o fabrico do pão: o trigo é o cereal por excelência, a planta alimentar mais cultivada no mundo.

Na declaração de Jesus: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto” está contida uma revelação muito especial para nós: Jesus dá a sua vida por nós.

As bodas de 3 anos de casamento são chamadas de Bodas de Trigo ou Couro. O significado dos símbolos é simples: o primeiro representa o amadurecimento do casal, além da prosperidade e união. Já o segundo elemento simboliza a proteção que o contato diário proporciona.

boas energias, equilíbrio e fartura.

No moderno processamento, o trigo chega aos moinhos, onde é analisado, passando então pelo processo de limpeza, seleção, moagem, peneiração (separação da farinha de trigo do gérmen e do farelo), descanso e empacotamento. Este processo é exclusivamente físico, não utilizando qualquer tipo de aditivos.

No tempo de Jesus Cristo, o pão era geralmente feito de grãos de trigo moídos em farinha. O processo de fermentação utilizado para fazer o pão envolvia o uso de fermento natural, também conhecido como fermento selvagem.

Ao contrário da origem do milho, que veio das Américas, alguns pesquisadores acreditam que o trigo originou de gramíneas silvestres, desenvolvidas às margens dos rios Eufrates e Tigre, na Ásia, entre 10.000 a 15.000 a.C.

O fruto, conhecido como grão de trigo, é do tipo cariopse, cuja forma é ovoide, entumecida, tenra e farinácea. Nem todas as flores transformam-se em frutos; geralmente encontram-se de 2 a 3 grãos em cada espigueta.

Hoje, centenas de anos após, em muitos momentos de nossas vidas precisamos mesmo separar o “joio do trigo”, ou seja, eliminar algumas coisas para purificar alguns entendimentos que estavam misturados.