Qual o significado do CID s934?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

CID S93. 4 – Entorse e distensão do tornozelo.

A dor é imediata e forte após o entorse, não conseguirá caminhar ou até exercer força no pé (pôr o pé no chão ou “pisar”). Assim, quanto maior a dor e o edema (inchaço), mais grave será a lesão e consequentemente mais demorada será a fase de reabilitação.

Para avaliar o tornozelo, os médicos tocam cuidadosamente o tornozelo para determinar onde a dor é mais intensa. Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido.

Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse. Nem todas as pessoas vão conseguir apoiar imediatamente o pé, porém quando o tratamento foi bem realizado, em geral, o apoio é bem precoce.

S93 - Luxação, entorse e distensão das articulações e dos ligamentos ao nível do tornozelo e do

Diferentes graus da entorse de tornozelo
Os sintomas e graus variam conforme a intensidade. Em casos menos graves, é comum que haja inchaço na região afetada e uma dor leve. Já em casos mais graves, a pessoa dificilmente consegue andar ou firmar o pé no chão devido à dor intensa.

Classificação da entorse de tornozelo

  1. Grau 1: estiramento ligamentar, geralmente a dor passa em menos de 5 dias;
  2. Grau 2: lesão ligamentar parcial, a dor pode durar mais de 10 dias, indica-se que seja feita Fisioterapia;
  3. Grau 3: lesão ligamentar total, é extremamente necessário fazer Fisioterapia.

No que diz respeito ao retorno aos esportes, entorses grau l tipicamente demoram de 2 a 4 semanas ou mais para recuperar a mobilidade total e para o inchaço para resolver completamente. Enquanto que as entorses de grau II, sendo um pouco mais graves, levam mais tempo, tipicamente de 6 a 8 semanas.

Uma torção pode ser simples e causar apenas dor e inchaço momentâneo, mas pode também ser grave, causando uma fratura, ruptura de ligamentos e lesões que podem trazer importantes sequelas. Entorses podem ocorrer em outras articulações, mas o tornozelo é a que fica mais exposta ao risco.

E se eu não tratar? Uma das complicações temidas do entorse de tornozelo é a ocorrência de fraturas associadas. Caso não diagnosticadas a tempo o paciente terá seu processo de recuperação e retorno a atividades atrasado e há grande risco de desenvolver sequelas irreversíveis.

A pessoa que sofre uma entorse sente uma dor intensa no local lesionado, bem como pode perceber a formação de edema, inchaço e vermelhidão na pele. O local fica sensível, existe a possibilidade de inflamar e, muitas vezes, há dificuldade para realizar movimentos.

Como já foi dito, a cirurgia para reparação de uma lesão de ligamento só é necessária quando este se rompe. O médico ortopedista é o profissional indicado para avaliar se há ou não necessidade de cirurgia. Em sendo constatada uma ruptura de ligamento, o procedimento cirúrgico será o indicado.

Tratamento da lesão no ligamento do pé e tornozelo
Repouso; Restrição de carga; Imobilização; Crioterapia (gelo);

Como tratar lesões nos ligamentos do tornozelo
“Interromper a prática esportiva é o primeiro passo. Em seguida, a aplicação de gelo na região machucada. O esfriamento da área ajuda a controlar o edema e diminuir a dor”, explica Thiago.

Fisioterapia para entorse
Nesse caso, o grau da lesão é fundamental para definir quantas sessões de fisioterapia são necessárias, em média esse número gira em torno de 15 a 20 sessões necessárias.

Para aliviar a dor, pode-se tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno.