Qual o significado do Cid-f 83?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

F83 - Transtornos específicos misto do desenvolvimento.

F80 - Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem.

F88 - Outros transtornos do desenvolvimento psicológico.

CID F79 é o código para Retardo mental não especificado, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

De acordo com as subdivisões, o TEA (6A02), na CID 11, é classificado como: 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional.

CID F32 é o código para Episódios depressivos, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID F41.1 é o código para Ansiedade generalizada, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

O DATASUS define o CID F84 da seguinte forma: “Grupo de transtornos caracterizados por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo”.

F84.8: Outros transtornos globais do desenvolvimento.

F82 - Transtorno específico do desenvolvimento motor.

CID Z00 é o código para Exame geral e investigação de pessoas sem queixas ou diagnóstico relatado, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

O CID F33 indica transtorno depressivo recorrente. Segundo o DATASUS, o código é caracterizado pela “ocorrência repetida de episódios depressivos correspondentes à descrição de um episódio depressivo (F32) na ausência de todo antecedente de episódios independentes de exaltação de humor e de aumento de energia (mania)”.

CATEGORIA: F30 - Episódio maníaco
Um episódio hipomaníaco ou maníaco em indivíduo que já tenha apresentado um ou mais episódios afetivos prévios (depressivo, hipomaníaco, maníaco, ou misto) deve conduzir a um diagnóstico de transtorno afetivo bipolar (F31.

CID F72 é o código para Retardo mental grave na Classificação Internacional de Doenças.

Em resumo, a principal diferença entre deficiência intelectual e doença mental é que, na deficiência intelectual, há uma limitação no desenvolvimento das funções necessárias para compreender e interagia com o meio, enquanto na doença mental, essas funções existem mas ficam comprometidas pelos fenômenos psíquicos ...

Como é feito o diagnóstico de deficiência intelectual
O diagnóstico é feito por uma avaliação neurológica, além de relato da escola e avaliação com psicoterapeutas para melhor quantificação do grau de inteligência (através de escalas específicas).

O que deve constar no laudo diagnóstico de autismo? De acordo com o neurologista Dr. Marcelo Masruha, o laudo deve conter “o diagnóstico (incluindo, se for possível, o grau de comprometimento ), o CID e, quando necessário, as indicações para as terapias.”

A CID divide as características em códigos, que ajudam os médicos a compreender e identificar as características de cada normalidade. O autismo, na CID-11, é prescrito código 6A02 – mas na versão anterior da escala (CID-10) o TEA não tinha um regulamento específico.

A mudança da CID-10 para CID-11 ocorreu em razão da evolução da medicina, com mais conhecimento, necessário para maior compreensão das individualidades das pessoas do espectro autista.

Quanto tempo o INSS afasta por depressão? O tempo de afastamento do trabalhador com depressão depende da sua situação de saúde e da sua incapacidade. Se o seu médico te informar que você deve ficar menos de 15 dias afastado, não é preciso acionar o INSS, cabe ao seu empregador arcar com esses dias.

A depressão, assim como outras doenças psicológicas, podem garantir o direito à aposentadoria por invalidez. No entanto, é preciso ter em mente um ponto: o que gera esse benefício é a incapacidade de trabalhar, e não a doença em si. Há várias pessoas que têm depressão mas que se sentem capazes de trabalhar.