Qual o significado do choro de Ana?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Ela queria ver o bom plano de Deus para sua vida, sendo cumpridos. Ana não procurava paliativos para sua dor. Ana não desistiu de buscar ao Senhor mesmo diante de algo impossível. Não podemos deixar de enxergar que a situação a fazia sofrer, visto que “com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente”.

Ela comenta sobre a vitória sobre arrogantes inimigos e reconhece a justiça de Deus em levantar os humildes e humilhar os orgulhosos. Como é característica de todos os grandes hinos de louvor, o cântico de Ana vai muito além da sua própria experiência. Ela olha ao redor para ver as circunstâncias de outras pessoas.

O segredo é orar
Além disso, com o tempo você aprende a orar de forma assertiva e aprende a ouvir as respostas vindas do céu. Ana foi uma mulher que fez isso. Enquanto Penina zombava de sua situação, Ana apenas entregava aquele fardo em lágrimas e oração a Deus.

No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava uma porção dobrada, porque ele a amava, mesmo que o SENHOR a tivesse deixado estéril.

Há momentos na vida que um sentimento terrível de ansiedade, apreensão, agonia, aperto e uma inquietude profunda oprimem o coração. Podemos chamar esta ocasião de o dia da angústia.

Foi desta forma por quatrocentos anos, na era dos juízes, quando não havia rei, e cada um fazia o que achava mais reto.

Ana entregou para Deus aquilo que mais queria
Faça como Ana, entregue a Deus o que você mais quer e deixe Ele ser o seu Deus.

Neles encontra-se registrada a história de Ana, uma mulher que sofria muito por não ter filhos, uma vez que a outra esposa de seu marido os tinha. A esterilidade de Ana é revertida após ela orar a Deus, e prometer-lhe entregar o filho que viesse a ter ao serviço religioso.

Mas a história de Ana e Penina, no entanto, não se trata de uma teologia do triunfalismo; onde o humilhado é exaltado. Essa história simplesmente trata sobre como Deus escolhe os mais improváveis para cumprir o seu propósito soberano.

Assim não encontramos no texto bíblico, a quantia de tempo que Ana esperou para que Deus operasse nela sua obra e gerasse um filho: Samuel. A verdade é está se foi 2,4,8, 25 anos de espera não altera nada no escrito e a mensagem.

1 Samuel 2. 1 Então Ana orou assim: "Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada.

Ana: a história da Ana mais famosa da Bíblia pode ser encontrada no livro de Samuel. O significado de seu nome é “cheia da graça” ou “graciosa”.

A principal causa da aflição de Ana era por não ter filhos, muitas vezes ficando se perguntando quanto tempo Ana orou e esperou para ter um filho, a verdade é que não sabemos se foi 1, 2, 3,10 ou 19 anos, algumas fontes judaicas até acreditam que ela orou e esperou por 19 anos.

Ana a mãe de Samuel é uma dos maiores exemplos de fé, perseverança e fidelidade a Deus. Sua devoção atraiu a atenção do Senhor, que lhe presentou com um filho maravilhoso. Ana a mãe de Samuel é um grande exemplo de alguém que enfrentou o impossível e venceu. Ela é uma mulher fantástica!

Ana e Elcana
Elcana e possuía duas esposas: Ana (Hanna) e Penina (P´ninah). O texto cita Ana primeiro antes de Penina como sua esposa. Com Penina Elcana possuía filhos e filhas, “acredita-se” que são dez no total. Com Ana, Elcana não possuía filhos (a).

Devido à grande fé que tinha, Ana foi abençoada com um filho, ao qual deu o nome de Samuel. Para cumprir a promessa feita ao Senhor, Ana levou Samuel para Eli a fim de que servisse ao Senhor. À medida que Samuel cresceu em graça perante o Senhor e o povo, Eli e sua família foram repreendidos por não honrarem a Deus.

Continuar lendo E choro ou choro?