Qual o significado do chocalho do cascavel?

Perguntado por: epilar8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O comportamento nada mais é do que um aviso da serpente quando se sente ameaçada. O chocalho é usado para mostrar para os predadores que a cobra está por perto. “Isso acaba evitando acidentes indesejados no habitat natural e também com seres humanos.

Na ponta de sua cauda, a cascavel possui um guizo (chocalho) que, ao ser agitado, provoca um som inconfundível, mandando um claro recado a todos ao redor: “Se afaste, eu sou a cascavel e sou perigosa”.

Um guizo de cobra cascavel é considerado um amuleto. Para proteger-se de energias ruins e atrair sucesso em sua vida, costure-o em um saquinho de pano de qualquer cor e carregue-o sempre com você.

O chocalho nos conecta e chama o espírito dos elementos, a firmeza da terra, o movimento do ar, a suavidade da água, a intensidade do fogo.

Cercada por uma série de instrumentos, a sessão de Jurema é sonoramente povoada pela execução da maraca (um chocalho indígena feito de cabaça) e o ilu (uma espécie de tambor). Sem um conteúdo fixo, a jurema oferece os seus ditos “segredos” de forma especial a cada um dos “enjuremados”.

No Brasil, o instrumento aparece em gravuras de Debret em torno do século XVI, onde famílias indígenas do Rio de Janeiro o utilizavam para cerimônias. Chocalho é um instrumento que emite sons a partir de vibrações, são chamados de “idiofones”.

A maioria das serpentes agita a cauda quando irritadas. Como possuem o guizo, produzem o som característico de chocalho. Acredita-se que a função do guizo esteja relacionada ao mecanismo de defesa da Cascavel.

1. Anel de cobra - o significado animal da cobra está intimamente relacionado com a vitalidade e energia primitiva. Em muitas culturas, é considerado um poderoso totem representando a fonte de vida.

O coração da cobra fica na parte superior de seu corpo, ao lado do esôfago e antes do pulmão funcional. Como todos os outros répteis e mamíferos, as cobras. tem o sistema cardiovascular.

Lachesis muta

Surucucu pico de jaca (Lachesis muta)
É a maior serpente peçonhenta das Américas. Pode ultrapassar 4 metros de comprimento. Vive em matas primárias e, diferentes dos outros viperídeos (família de serpentes venenosas) brasileiros, são ovíparas.

Ela habita os cerrados, regiões áridas e semi-áridas do Nordeste brasileiro, bem como os campos abertos das regiões Sul, Sudeste e Norte.

As cascavéis possuem um guizo característico na cauda e cada anel indica quantas ecdises (muda de pele) foram realizadas e não a idade do animal!! O som do guizo é característico deste gênero e se assemelha a um chocalho, formado por um encaixe de camadas de queratina.

O que é Macumba:
Antes de ser associada a um tipo de religião, a palavra "macumba" descrevia um instrumento de percussão de origem africana, semelhante ao atual reco-reco. Um "macumbeiro" era o indivíduo que tocava este instrumento.

De forma geral, macumba é um instrumento de percussão de origem africana e próximo ao reco-reco.

Guizo ou Xaorô são anéis providos de guizos utilizados nos tornozelos pelos Iyawos, com uma dupla função, protegê-los de possíveis forças negativas e manter a mãe criadeira informada sobre o movimentos do recém-nascido para o Orisá. Segundo o povo de santo, o xaorô livra o iniciado da morte.

Sobre a Jurema Sagrada
Ele explica que a Jurema é uma religião tipicamente nordestina, uma vez que surgiu com os índios do Nordeste, que é uma região rica das plantas juremas preta e branca, que são as plantas de onde se extrai os vinhos que são utilizados nos rituais.