Qual o significado de ungir as mãos?

Perguntado por: ocosta7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Era uma forma de consagrar os objetos para o culto a Deus. (Êxodo 29:36-37; 30:25-29). Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor. O Antigo Testamento também fala da Unção de Pessoas.

Em Marcos 6:13, por exemplo, lemos que os Apóstolos “ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam”. E em Tiago 5:14 lemos: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor”. Ungir significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela. Significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência. Indicado para aromatizadores, óleos de unção e cosméticos.

Onde Deus coloca a mão, maldade nenhuma bota o pé!

Em Daniel 10:10 o profeta diz: “E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos“. Essa passagem refere-se ao toque que Daniel recebeu do mensageiro que foi enviado por Deus. A frase “Me tocou” nos faz pensar em algo sereno. Mas o significado é muito maior!

A orientação doutrinária é que os doentes sejam ungidos com óleo pelos presbíteros em nome do Senhor. A oração da fé levantará os enfermos e perdoará pecados. Tanto em Marcos como Tiago, a unção com óleo está relacionada a uma ação de Deus, e não aos poderes curativos ou medicinais do óleo.

Ungido é um adjetivo que qualifica aquele que se ungiu, ou seja, que foi untado com óleos consagrados, que recebeu extrema-unção, aquele que foi submetido à cerimônia de sagração, que foi investido de autoridade por meio de unção, que foi fomentado com unguento, que é uma substância que tem por base um óleo consagrado.

No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influência espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar. Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob proteção divina e a unção pode curar alguma enfermidade física ou espiritual.

Confira algumas práticas que vão ajudar você nessa missão!

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

O azeite é um símbolo da presença do Espírito Santo na vida dos cristãos. O azeite também é usado em rituais religiosos, como a unção dos enfermos.

Restaurar os contritos de coração” (versículo 1). Por exemplo: “Ele se oferece em sacrifício pelo pecado (…) para todos os quebrantados de coração e contritos de espírito” (2 Néfi 2:7).

A unção une o enfermo à Paixão de Cristo para seu bem e o de toda a Igreja; obtém consolo, paz e ânimo; obtém o perdão dos pecados (se o enfermo não pôde obtê-lo pelo sacramento da reconciliação), restabelece a saúde corporal (se convém à saúde espiritual) e prepara para a passagem para a vida eterna.

Na Igreja Católica, o sacramento da unção deve ser administrado por um sacerdote que pronuncia palavras de conforto, enquanto unge o enfermo com o óleo abençoado. Nas religiões protestantes, a Unção dos enfermos também é praticada conforme as palavras do Apóstolo São Tiago.

O óleo ungido é um símbolo da fé em Deus e da capacidade d'Ele purificar e santificar as coisas. A substância em si não é "mágica", mas não deixa de ser uma ferramenta poderosa na religião cristã. E, assim como toda ferramenta espiritual, ela vem do Senhor. Sem a fé, o óleo ungido não gera nenhum efeito positivo.

"Onde Deus coloca a mão, nenhuma maldade coloca o pé!" (padre Marcelo Rossi)

A montanha recebeu esse nome pelo formato das rochas de mão fechada, com o dedo indicador que aponta em direção ao céu. O pico é um dos mais altos do país e é referência em montanhismo no Brasil.

Por essa razão, torno a lembrá-lo de que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos. para o teu Lugar Santíssimo. Enquanto eu viver te bendirei, e em teu nome levantarei as minhas mãos.