Qual o significado de uma tatuagem carranca?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Esse amuleto impresso na pele tem como representação dos sentimentos não tão bons dos seres humanos. E assim como o amuleto de madeira, a carranca tattoo significa a proteção contra maus agouros. Essa arte e carranca desenho podem ser tatuados em um estilo Old School colorido, com o vermelho.

Breve história das Carrancas
As imagens são encontradas também nas religiões africanas como a Umbanda e o Candomblé, representando entidades de sua cultura e com o objetivo de afastar o mau olhado.

A carranca também é encontrada em algumas religiões africanas e de origem africana como o Candomblé e a Umbanda. Na Umbanda está ligada a Exu que afasta energias negativas e mau olhado. Podendo significar tanto o orixá Exu quanto um amuleto contra mau olhado.

As carrancas, estranhas figuras mitológicas colocadas na proa dos barcos, têm por função mágica espantar os bichos das águas.

A crença é que essas figuras mitológicas que ficam na proa dos barcos atraem o Caboclo D´água e espantam os diversos espíritos que habitam as águas do Rio São Francisco. Assim, as carrancas protegem as embarcações do Velho Chico durante as viagens.

Sombrio, fechado, carregado, com aspecto de mau humor.

A carranca é uma escultura, feita de madeira ou barro, que apresenta um rosto com zoomorfização, que é uma mistura de características humanas e animais. O modelo mais conhecido é o vampiresco, com dentes pontudos e afiados como o de um vampiro; boca, olhos e nariz costumam ser grandes e vermelhos.

A carranca é uma escultura feita em madeira que mistura feições humanas e animais, muito poderosa conrtra mau-olhado, assombrações e energias negativas.

Tatuagens Hannya
As tatuagens Hanyas são de origem japonesa, mas também podem ser chamadas de carrancas. Apesar de muitas pessoas ligarem essas máscaras ao teatro profissional japonês, existem outros significados e origens para esse símbolo.

Os primeiros registros da expressão carranca são de 1888 em um livro publicado por Antônio Alves Câmara e Durval Vieira de Aguiar. Paulo Pardal afirma que “as primeiras carrancas datam de 1875-1880, embora seu uso no médio São Francisco só se tenha generalizado neste século [XX]”.

A origem das carrancas está ligada ao rio São Francisco (elemento natural) e às crenças populares de que tais esculturas protegiam as embarcações dos maus espíritos e do risco de naufrágio ou chamavam a atenção da população para os barcos que traziam mercadorias (elemento cultural).

substantivo feminino Cara muito feia, sisuda, sombria e mal-humorada. [História] Escultura que imita uma cabeça humana ou de animais, entalhada na madeira e grosseiramente colorida, usada pelos barqueiros do rio São Francisco, que as colocavam na proa, para espantar os maus espíritos.

As carrancas são consideradas como representação da cultura popular santamariense, aliada a seu aspecto totêmico em que, quando colocada nas proas protegiam as embarcações e os barqueiros que trabalhavam na região do Médio São Francisco.

Na hora de escolher o que fazer em Carrancas com chuva, saiba que você pode turistar pela área histórica da cidade, que tem todo aquele charme das cidades interioranas mineiras com praça, igreja e casinhas antigas.

O cenário de vegetação e montanhas já serviu de pano de fundo para novelas "Império" (2014), "Orgulho e paixão" (2018) e "Espelho da vida" (2018).

Resposta verificada por especialistas
As carrancas são, geralmente, representações de deuses, monstros ou outros tipos de entidades sobrenaturais, e marcam a identidade da cultura que as criou na medida em que estas entidades são símbolos próprios desta cultura.

A figura costuma ter o mesmo padrão de cor – preto, vermelho e branco –, mas existem versões com colorações diferentes. Além de decorar casas, a crença popular afirma que a carranca é capaz de proteger um lar e afastar os maus espíritos.