Qual o significado de uma pinta do lado da boca?

Perguntado por: hcarvalho9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Os que têm a pinta na de cima do lábio gostam de apreciar boa comida, são generosos e sabem apreciar as coisas boas da vida. Uma pinta na parte inferior significa que seus filhos serão bem sucedidos.

Existem dois tipos principais de marcas de nascença, que têm causas diferentes. Marcas de nascença vasculares (vasos sanguíneos) acontecem quando os vasos sanguíneos não se formam corretamente e marcas de nascença pigmentadas são causadas por um crescimento das células que criam pigmento (cor) na pele.

Os que têm a pinta na de cima do lábio gostam de apreciar boa comida, são generosos e sabem apreciar as coisas boas da vida. Uma pinta na parte inferior significa que seus filhos serão bem sucedidos. A pinta nesta localização obstrui o fluxo de energia e pode significar decepção.

As pintas também são conhecidas – cientificamente – como nevos e são nada mais do que pequenos tumores formados por melanócitos que não trazem nenhum malefício, isto é, são benignos.

Tipos de pintas: Entenda quais existem

  • Pintas Simples. Os formatos são variados e a quantidade delas varia conforme a genética. ...
  • Sardas. As sardas aparecem geneticamente e aumentam conforme a exposição ao sol. ...
  • Micoses. ...
  • Fitofotomelanoses. ...
  • Ceratoses Actínicas. ...
  • Manchas Escuras.

Pinta preta ou castanha que muda de cor, textura e fica irregular nas bordas e cresce de tamanho; Mancha ou ferida que não cicatriza, continua crescendo e apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

A nossa pele pode ser mais clara ou mais escura devido a uma substância chamada melanina, que é produzida pelas células que existem lá. As pintas são lugares onde a melanina ficou acumulada. É como se você pintasse uma folha de papel de uma cor só, mas depois disso deixasse cair respingos de tinta em alguns pontos.

Pintas que alteram sua cor, formato e/ou aumentam de tamanho ou quaisquer outras mudanças podem ser um indicativo de alguma doença na pele, como um melanoma, tipo de câncer de pele que é menos frequente, porém tem um índice maior de mortalidade em comparação com as outras doenças na pele que envolvam as pintas.

Tradicionalmente um símbolo de casamento (por isso as viúvas não utilizavam), hoje é utilizado por mulheres solteiras e também por mulheres de outras religiões. Atualmente não se restringe mais a cores e formas específicas, os bindis são vistos em várias cores e formatos e são feitos com adesivos e feltros.

Uma pinta normal não sofre modificações. “As potencialmente malignas são as que surgem do nada e crescem em pouco tempo, possuem mais de uma cor, tonalidades muito negras e mudam de forma e contorno”, explica a médica Alessandra Romiti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Nevus são pequenos tumores benignos, que geralmente conhecemos como “pintas”. Estas pintas podem estar na conjuntiva, que é a membrana que cobre a parte branca dos olhos. Estas pintas são congênitas (desde que o paciente nasce), mas as vezes só aparecem depois de alguns anos, quando a pinta fica maior e mais escura.

Número de pintas no braço pode sinalizar propensão a câncer de pele, indica pesquisa. Se uma pessoa tem mais de 11 pintas no braço, ela pode ter um risco maior que a média de desenvolver câncer de pele do tipo melanoma, de acordo com um estudo britânico recém-publicado por pesquisadores do King's College London.

Se a pinta não tiver uma borda arredondada, bem delimitada, e se espalhar sem formato definido, também pode ser indício de melanoma. C: as pintas que tem mais de uma cor ou são muito escuras também podem representar riscos.

Se a pessoa diz – “Doutor, esta pinta está coçando” – o médico deve observar bem a lesão. O prurido indica que a pinta não é estável e que pode estar crescendo. Nem todos os melanomas apresentam prurido e nem todas as pintas com prurido são melanomas.

Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;Mudança na textura da pele ou dor.

As pintas preocupantes são aquelas que aparecem – ou seja, que não nasceram com o indivíduo -, que crescem de uma hora para outra, que mudam de cor ou adquirem tonalidade muito escura ou que literalmente mudam de formato.

Os nevos, nome técnico da pinta, têm principalmente origem genética. No entanto, a exposição excessiva ao sol é considerada o principal fator de alterações celulares em toda a pele, que podem levar ao câncer no longo prazo.

Normalmente são chamadas de pintas as lesões denominadas pelos dermatologistas de nevos melanocíticos. Pintas ou nevos são lesões planas ou elevadas, cuja coloração pode variar da cor da pele ao negro.

Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram; Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

O procedimento mais comum de remoção de sinais e pintas é a excisão. Essa é uma técnica de corte ao redor do sinal com um bisturi, e pode ser usada em lesões benignas ou malignas. No último caso, é retirado também alguns centímetros da pele ao redor da pinta.

As verrugas são lesões causadas por infecção pelo vírus HPV e podem se espalhar pelo corpo, além de contaminar outras pessoas. Pintas e manchas, geralmente inofensivas, podem, em alguns casos, esconder lesões cancerosas. Por isso, é importante procurar um dermatologista sempre que se perceba alguma alteração na pele.