Qual o significado de uma coruja no candomblé?

Perguntado por: dapolinario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Associada ao orixá Xangô, a coruja na Umbanda está ligada à justiça e à retidão. Evocar sua força pode ajudar em questões legais ou mesmo em situações menos burocráticas, mas nas quais você tenha se sentido injustiçada ou menosprezada de alguma forma.

Em geral, a coruja é relacionada com a sabedoria e o conhecimento. Contudo, esse animal também indica a aproximação das situações relacionadas com a mudança. Ver uma coruja, então, pode ser um sinal de alerta do mundo espiritual; um aviso para você se preparar para futuras mudanças e, consequentemente, transformações.

Coruja é exu sem luz, mensageiro do satanás. é apenas um animal.

Os romanos acreditavam que a coruja trazia má sorte e seu canto anunciava que alguém iria morrer. Muitos ainda dizem que ela traz azar quando sobrevoa a casa. Mas os índios garantem que dá sorte.

Nessas religiões são sacrificadas aves e animais de quatro patas como bodes e carneiros. Não é verdade, como tentou-se espalhar, que se sacrificam gatos e cachorros, por exemplo.

Em diversas culturas antigas o leão é estimado símbolo de poder, nobreza e proteção - sobretudo como Leões Fu, guardiões do dharma, dos templos chineses e protetores de Buddha.

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú .

Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo.

A coruja, por exemplo, tem muita procura por gente que gosta de ambientes mais sóbrios, que gostam de leitura e reflexão. A compra desses objetos também pode significar o que a pessoa deseja, como a sabedoria que a coruja retrata. E o sapo também é bem conhecido por trazer sorte", diz a lojista.

Ela é citada apenas cinco vezes no livro sagrado do cristianismo, sempre com pouco destaque e em meio aos nomes de outros animais. Podemos dizer, portanto, que, segundo a religião cristã e suas relacionadas, como judaísmo e islamismo, a coruja não tem nenhum significado.

O culto a Nàná Buruku está relacionado às Iyámi aje eléiye (mães feiticeiras, donas dos pássaros). Seu pássaro correspondente é o Òwíwí (coruja), símbolo da sabedoria.

Símbolo da inteligência e da sabedoria, a coruja tem significados que combinam com quem busca crescer e ver além, alcançando vôos mais altos. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão da noite e também simboliza a reflexão e o conhecimento racional e intuitivo.

O cachorro, é um animal guardião, companheiro e amigo, ele está diretamente ligado a Ogum, o Orixá guerreiro e senhor dos caminhos. Mas, e a sua ligação com Omolu? O mito yorubá que explica a relação do cachorro com os dois Orixás. Saibam porque o instinto do cão é ligado a espiritualidade.

A coruja é conhecida por sua visão poderosa, portanto simboliza que você também terá a capacidade de ver mais além, desvendando aspectos até então escondidos na sua vida ou na de pessoas próximas a você.

Acauã

Acauã: a ave do mau agouro
Ao contrário disso, a espécie é conhecida como uma ave que dá azar. Seu canto já foi interpretado como “Deus quer um” e, com isso, acredita-se que quando canta, ela anuncia a morte de quem a escuta (versão do Espírito Santo) ou a morte de um desconhecido (versão de Minas Gerais).