Qual o significado de tudo tem seu tempo?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

O “tudo tem seu tempo” não significa que você deve cruzar os braços, tomar um café e esperar o tempo passar. Na realidade nos mostra a infinidade de oportunidades que podemos ter se soubermos como aproveitar cada segundo de aprendizado.

Saiba que tudo tem o momento certo
Ao esperar o tempo de Deus, devemos ter a certeza de que Ele nos ouve e age no momento certo. Note que o tempo não é cedo demais nem tarde demais, mas é o tempo oportuno. Ao fazermos isso, recebemos a misericórdia e encontramos a graça, através da oração.

(Ecl 3,1) A palavra de Deus nos diz em Eclesiastes capítulo 3, versículo 1: ''Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer...”.

O nosso tempo parece passar numa velocidade incontrolável, mas Deus está no controle de todas as coisas. O tempo dEle, Ele mesmo controla. Tem o dia e a hora determinada para que cada promessa se cumpra na sua vida. “Revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor”.

Ou seja, só aproveitamos na vida aquilo que vivemos de forma plena aquilo que não deixamos o tempo levar. Segundo Salomão a vida realmente deve ser aproveitada, pois ela passa como o vento, ninguém sabe de onde veio e nem para onde vai.

Ele nosso interior. Se Deus age a partir daquilo que levamos em nossos corações, devemos cultivar pensamentos sadios e um conceito positivo a respeito de nós mesmos. Temos que ficar atentos a nossos talentos e capacidade de desenvolvê-los para fazer a obra do Senhor, por meio daquilo que Ele nos orienta.

O termo tempo compreendido pelo homem carnal é o tempo “Chronos” cronológico, o do relógio, o da competitividade. O tempo de Deus é “Kairós” e não está limitado a uma ação humana. O Salmo 40 lembra-nos uma ilustração de Davi.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Focamos muito no tempo para cada coisa. Tem uma ocasião exata para que fatos aconteçam ou venham a acontecer em cada vida. Até para que a vida aconteça tem o momento certo. Inclusive para vidas que vieram à luz antes do tempo.

As palavras de Paulo em 2 Coríntios 12:10 são impressionantes, refletindo uma maturidade espiritual que poucos alcançam: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo.

Dessa forma, para os gregos, chronos era a palavra atribuída ao “tempo dos homens”, ou seja, o tempo físico, que é cronológico e que segue uma or- dem. Chronos representa a característica destrutiva do tempo, o qual consome todas as coisas.

O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou.

Há um tempo certo para cada coisa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo para nascer e tempo para morrer; tempo para plantar e tempo para colher; tempo para matar e tempo para curar; tempo para destruir e tempo para construir de novo; tempo para chorar e tempo para rir; tempo para ficar triste e ...

O nome Eclesiastes é uma tradução da palavra hebraica koheleth, que significa “aquele que convoca uma assembleia” ou simplesmente um pregador (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Ecclesiastes”). Ao longo desse livro, o autor apresenta uma série de perguntas em busca do propósito da vida.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir”.

A Bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Isso significa que o propósito de Deus para todas as coisas reflete sua natureza pura, santa e justa. A boa, perfeita e agradável vontade de Deus se manifesta através de sua graça, de suas misericórdias e também de sua justiça.