Qual o significado de ser luz?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

É preciso viver de acordo com os princípios bíblicos de justiça e retidão e amar verdadeiramente o próximo. Agindo dessa maneira, você será uma luz para as pessoas que fazem parte do seu cotidiano, pois elas confiarão na sua palavra e terão vontade em conhecer mais sobre o que você vive.

É a noção do que é certo e do que é errado, do que é verdadeiro e do que é falso. Ela está com vocês desde o início de sua jornada da vida. O fato de terem sido batizadas e recebido o Espírito Santo é uma prova de que escolheram andar na luz de Cristo.

“Tal como o 'sal da terra', somos também a 'luz do mundo', e nossa luz não pode ficar escondida (ver Mateus 5:13–16).”

Quando não enxergamos, cometemos atrocidades por não enxergarmos. Andando no mundo como estamos, tão escuro e obscuro pelo mal, Jesus veio trazer a luz, porque Ele mesmo é a luz que ilumina, que salva e resgata o mundo. E para ter essa luz, Ele mesmo nos indica o que fazer: “Quem me segue não andará nas trevas”.

A Luz de Cristo é a energia, o poder ou a influência divina que provém da presença de Deus por intermédio de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. A Luz de Cristo influencia as pessoas para o bem e as prepara para que recebam o Santo Espírito. Uma das manifestações da Luz de Cristo é o que chamamos de consciência.

Do latim lux, a luz é o agente físico que permite que os objetos sejam visíveis. O termo também é usado para fazer alusão à claridade irradiada pelos corpos, à corrente elétrica (eletricidade) e ao utensílio que serve para iluminar (as lâmpadas, os candeeiros, as velas, etc.).

João 11:9-10 NTLH
Se alguém anda de dia não tropeça porque vê a luz deste mundo. Mas, se anda de noite, tropeça porque nele não existe luz.

As lâmpadas de óleo usadas pelos judeus na época de Jesus eram chamadas lâmpadas herodianas, por causa do rei Herodes. O corpo da lâmpada era feito de barro e moldado na roda do oleiro. O bico era feito a partir de um molde. A asa era moldada à mão e depois anexada à lâmpada.

E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos?

Aqueles que andam na luz são discípulos de Jesus Cristo. “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

A comunhão é, de fato, comungar do mesmo sentimento, da mesma fé e do mesmo amor.

O sódio, principal elemento encontrado no sal, é essencial para que o organismo mantenha o equilíbrio hídrico, o transporte de oxigênio e de nutrientes, e a condução dos impulsos nervosos.

Jesus nos convida a não esconder aquilo que existe de belo e luminoso em nós, não devemos ter medo de mostrar ao mundo e aos homens aquilo em que nós acreditamos e a fé que temos no nosso coração. A luz não foi feita para ficar escondida, mas para estar num espaço aberto, onde pode iluminar tudo e todos.

Estas duas metáforas evangélicas ilustram o caminho dos discípulos de Jesus e também os desafia: eles serão poucos (como o sal), mas serão capazes de agir que farão notar sua presença. Também o contrário pode acontecer: uma religião sem alegria e amor pode se tornar insossa e não significar mais nada.

5 Porque todos vós sois afilhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. 6 Não durmamos, pois, como os demais, mas avigiemos, e sejamos bsóbrios. 7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.

“É a grandiosa verdade de que, em tudo o que Jesus veio dizer e fazer, inclusive e especialmente em Seu sofrimento e Sacrifício Expiatório, mostrou-nos quem é e como é Deus, o nosso Pai Eterno, e como Ele é completamente dedicado a Seus filhos de todas as eras e nações.

O Senhor faz um paralelo dizendo que luz e boas obras são sinônimas, como está escrito no verso 16: "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." Vejam o quê?

O SENHOR É A MINHA LUZ E A MINHA SALVAÇÃO; DE QUEM TEREI MEDO? (Salmo 27.1) Este Salmo, escrito pelo rei Davi, descreve como uma pessoa em meio a crises e perseguições, conseguia sempre encontrar em Deus o seu refúgio, a sua fortaleza, a sua esperança e a sua segurança.

Até que em 21 de outubro de 1879, uma lâmpada composta por um filamento de algodão carbonizado dentro de um bulbo a vácuo brilhou por 45 horas seguidas, sob o olhar atento de Thomas Edison.