Qual o significado de sancionar no dicionário?

Perguntado por: gpereira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

[Figurado] Admitir; confirmar; aprovar; ratificar. 3. Castigar, punir.

1 Que recebeu sanção. 2 Que foi aprovado, confirmado ou ratificado. ETIMOLOGIA part de sancionar.

14 sinônimos de sancionada para 1 sentido da palavra sancionada: Que foi certificada: 1 reconhecida, legitimada, validada, ratificada, apurada, certificada, autenticada, legalizada, atestada, assegurada, adotada, aprovada, abonada, revalidada.

A palavra “sanção” tem significados gêmeos que compartilham uma raiz comum, mas puxam em direções diferentes. Como verbo, sancionar é aprovar ou permitir. (“O conselho sancionou a cisão.”) Mas como substantivo, uma sanção é uma penalidade imposta por infringir a lei ou outra regra.

Sanções são ações punitivas em resposta a violação de uma lei. Por exemplo, quando um país infringe um acordo que foi legalmente estabelecido, este pode sofrer sanções por parte da comunidade internacional.

Se a autoridade do Executivo não promulgou a lei dentro do prazo constitucional, o Poder Legislativo passou a assumir a responsabilidade pela proclamação solene de sua existência.

A cerimônia de sanção presidencial ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O projeto aprovado pelo Congresso Nacional define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados.

Enquanto que sancionar quer dizer a “aprovação de uma lei” ou “aprovação de um projeto”, o ato de promulgar significa o nascimento oficial desta lei ou projeto, ou seja, quando passa a ser de conhecimento público e começa a ser efetivamente aplicada na realidade. Saiba mais sobre sanção, promulgar e revogar.

8 sinônimos de sancionado para 1 sentido da palavra sancionado: 1 aprovado, autenticado, confirmado, legalizado, ratificado, reconhecido, revalidado, validado.

Sancionou vem do verbo sancionar. O mesmo que: ratificou, aprovou, autenticou, confirmou, legalizou, revalidou, validou.

A promulgação das leis complementares e ordinárias é feita pelo presidente da República, e ocorre simultaneamente com a sanção. No caso de sanção tácita, o próprio presidente da República é quem deve promulgar a lei. Caso não o faça, a promulgação fica a cargo do presidente do Senado.

Medida punitiva: 1 pena, castigo, punição, penalidade, corretivo, condenação, multa, coima.

O veto é o ato pelo qual o prefeito expressa sua discordância em relação a uma proposição de lei, por considerá-la inconstitucional ou contrária ao interesse público.

O objetivo da sanção, na prevenção geral, é intimidar, com a aplicação penal, os demais cidadãos, e, dessa forma, evitar o cometimento do crime. Esse função pode ser considerada “como uma coação psicológica sobre todos os cidadãos” (10).

Sanções dirigidas a domínios específicos

  • Sanções diplomáticas. ...
  • Sanções num sentido estrito. ...
  • Sanções da ONU. ...
  • Regimes de sanções "mistos" ...
  • Sanções autónomas da UE.

Assim, as sanções são impostas como forma de aplicar pressões e dessa forma incentivar determinado país a mudar sua postura em relação a alguma ação vista por outros países como um problema, ou a consentir com as demandas do sancionador.

Sanção é um termo jurídico que aceita duas definições, podendo ser conceituado como a punição ou pena correspondente à violação de uma lei. Quando a sanção é favorável, se chama sanção premial. Ao passo que, quando for desfavorável, é denominada pena.

Sanção moral: assenta-se somente na consciência do homem, traduzida pelo remorso, pelo arrependimento, porém sem coerção. Pode-se dizer que o princípio moral envolve a norma jurídica, pois, toda ação juridicamente condenável, é também moralmente condenável.

As penalidades trabalhistas são ações punitivas com o objetivo de corrigir a conduta imprópria do empregado, além de tentar evitar que ela se repita. A recorrência dessas condutas impróprias dá a opção de o empregador inviabilizar a manutenção do contato de trabalho.

É permitido a qualquer cidadão denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados.

Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.