Qual o significado de saltério na Bíblia?

Perguntado por: nespinosa2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

É originalmente um instrumento musical de cordas. Mas também é o nome do conjunto dos 150 Salmos da Bíblia, o livro inspirado do AT. A numeração dos salmos é diversa, no uso judaico ou no cristão, no técnico dos escrituristas ou no litúrgico, segundo se juntem ou se dividam diversos poemas ou salmos entre si.

O saltério medieval (século XII) mais moderno, compõe-se de uma caixa de ressonância triangular ou trapezoidal munida de sete a dez cordas que se beliscam — daí a sua denominação que designava, na Grécia Antiga, todos os instrumentos tocados com os dedos e não com o plectro.

A origem do saltério remonta pelo menos a 300 a.C., mas foi muito utilizado entre os séculos 12 e 15. A partir do séc. 16, deu origem a outros instrumentos: quando tocado com martelos transformou-se no dulcimer e adicionado a um teclado deu origem ao cravo.

3ª Semana Do Tempo Comum – Segunda-feira.

João Calvino, o suíço que, como Lutero, liderou uma reforma protestante no século 16 contra a igreja de Roma, criou a tradição do saltério (instrumento bíblico e também coletânea de hinos de igreja), que ficou conhecido ao longo destes séculos como o "saltério de Genebra".

O Saltério à Virgem Maria é uma compilação de 150 salmos dedicados a Nossa Senhora. O seu autor, São Boaventura, nascido em 1221 e falecido em 1274, foi um franciscano da Ordem dos Frades Menores.

Nos Salmos 4 e 55 os títulos mencionam instrumentos de corda, e no Salmo 12 o título prescreve uma lira (um tipo de harpa) de oito cordas. Com estes instrumentos modestos e apropriados o canto era acompanhado na adoração.

semelhante a harpa. Há séculos tem sido usado para. acompanhar os salmos de louvor a Deus.

Já no princípio, em Gênesis 4:21, descobrimos que o pai dos instrumentos musicais era Jubal, filho de Lameque [1], sete gerações depois de Adão. Ele inventou a lira (kinnor), e a flauta (ugav).

Quem escreveu esse livro? O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).

A música foi criada por Deus e já existia mesmo antes de haver o homem. No livro de Jó, o mais antigo das Escrituras, lemos que quando Deus lançava os fundamentos da terra, as estrelas da alva cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam (Jó 38.1,7).

HARPA – É o mais antigo instrumento musical que se conhece, existindo já antes do dilúvio (Gênesis 4.1). A palavra hebraica kinnor, que se acha traduzida por harpa, significa provavelmente a lira. Os hebreus faziam uso dela, não só para as suas devoções, mas também nos seus passatempos.

Davi toca harpa e acalma o rei Saul.

O título do livro em hebraico é Telhillim, que significa “louvores”. O título desse livro em grego é Psalms, que significa “hinos”. A maioria dos poemas desse livro foram escritos como hinos e eram para ser cantados, com acompanhamento de um instrumento de cordas.

Essas horas canônicas são as Matinas, Prima (hoje, Laudes), Terça, Sexta, Noa, Vésperas e Completas. Terça (9h), Sexta (12h) e Noa (15h) evocam cada uma um acontecimento do Evangelho ou dos Atos dos Apóstolos.