Qual o significado de rosa vermelha na macumba?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Vermelho é a cor do amor e da paixão, por isso são utilizadas em rituais para aumentar a libido e a sensualidade. É uma cor altamente estimulante, portanto é utilizada também quando se deseja livrar do poder de espírito de baixas energias, descarregando energias negativas.

Dia de Santa Rita de Cássia: conheça a história da santa das rosas.

Iansã

Então, cada orixá, devido a sua ligação com a natureza, leva sua cor que pode ser diferente em cada nação, seja Ketu, Angola ou Jeje, por exemplo. Por que Iansã é vermelho? Por conta do fogo!

Essa comparação aconteceu através da ideia de beleza e perfeição atribuída a Jesus, sendo feita uma analogia com a rosa, a mais bela e perfeita dentre as flores do vale de Saron. Uma outra versão, refere ainda que o diálogo simboliza Jesus Cristo e a sua Igreja.

3 Rosas – Significam o desejo de continuar com a pessoa amada. 4 Rosas – Um bouquet com este número representa que acredita que nada pode quebrar a relação. 5 Rosas – Uma mensagem direta e clara de amor, sem precisar de recorrer às palavras. 6 Rosas – Amor e paixão desenfreada do primeiro amor.

Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas".

Oxum

Guia Rosa Orixá Oxum Osun - Umbanda / Candomblé

Ritual com flores para Iemanjá
No caso das oferendas para Iemanjá nas praias, por exemplo, os fiéis acreditam que quando suas flores retornam das águas, é porque a divindade não aceitou. Como lembra o biólogo e o membro da CEUOS, isso pode significar em pedidos não realizados ou que a fé da pessoa está abalada.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Linha de Ogum = Contas Azuis escuras (Candomblé)/ Vermelhas, podendo ser Vermelhas e Brancas (Umbanda)

Pode representar a luz do sol ou o próprio sol para outras culturas. Na Umbanda, muitas das guias (colares) utilizam a cor vermelha. As guias vermelhas costumam estar associadas às Pombas-Giras e à Ogum, mas também podem ser parte das guias dos Exus (preto e vermelho), Omolu, entre outros.

Rosa Vermelha apanhou tanto que fugiu, sendo encontrada dias depois quando a mãe lembro o lugar que mais gostava. Sentiam um forte perfume a rosa quando viram a menina deitada sobre a catatumba com uma mulher de costas. Rosa estava morta e o espírito da avó, com quem ela tanto parecia, guardava então sua alma.

5 rosas – Uma mensagem direta e clara de amor sem recorrer às palavras: «Amo-te». 6 rosas – Amor e paixão desenfreada do primeiro amor.

8 rosas servem para agradecer pelo cuidado e amor do parceiro. Nove – Símbolo da eternidade. Um bouquet com 9 rosas significa amor eterno. Dez – O número 10 simboliza a perfeição, por isso um ramo de 10 rosas é o símbolo de um amor perfeito.

Pomba-Gira das Sete Rosas pertence à falange das Pombas-Gira Dona Rosa Caveira. É uma Pomba-Gira misteriosa, reservada e costuma preparar muito bem seu médium para se apresentar. Quando incorporada, trabalha sempre com sete rosas vermelhas que o médium deve levá-las tirando seus espinhos.

O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão. No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo.