Qual o significado de Romanos 8 18?

Perguntado por: amata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Não importa quão difícil, má ou penosa seja nossa viagem por este mundo, nosso futuro com Deus promete ser algo incomparavelmente melhor. Isso significa que minhas dificuldades não têm sentido ou são insignificantes? De jeito nenhum!

Se Cristo está em vós, embora o vosso corpo esteja morto por causa do pecado, o Espírito dá-lhe vida por causa da justificação. Realmente, se têm o Espírito daquele que fez passar Jesus da morte para a vida, ele que o ressuscitou, também fará viver os vossos corpos mortais pelo seu Espírito que habita em vós.

Para quem e por que esse livro foi escrito? A epístola aos romanos é dirigida aos membros da Igreja em Roma (ver Romanos 1:7). A origem da Igreja em Roma é desconhecida, mas provavelmente data logo depois do dia de Pentecostes, quando os judeus visitantes de Roma ouviram Pedro pregar (ver Atos 2:10).

18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.

19 A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. 21 de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

Em resumo, Romanos 8:28 nos ensina que Deus pode usar todas as coisas, mesmo as coisas difíceis e dolorosas para cumprir Seu propósito em nós e nos tornar mais como Cristo. Isso significa que mesmo quando enfrentamos dificuldades, podemos ter confiança de que Deus está trabalhando em nosso favor.

A carta aos Romanos tinha como objetivo apresentar Paulo e sintetizar a mensagem do apóstolo, antes de sua chegada a Roma.

A resposta à sua pergunta encontramos em autores que afirmam que seja o próprio homem aquele que sujeitou a criação e outros afirma que afirmem que seja Deus por sua natureza vingadora que a sujeitou.

Ele expõe as doutrinas de salvação e ensina como elas afetam a vida daqueles que têm fé em Cristo.

I Coríntios 9: 27. Nem os problemas internos nem as dificuldades externas podem nos separar do amor de Cristo. A única coisa que nos afastará do Senhor é o pecado não confessado.

Cada palavra dessa frase é densa de significado. Paulo proclama que, principalmente como cristãos, conhecemos o amor de Deus e estamos conscientes de que cada experiência humana faz parte do grande projeto divino de salvação.

A epístola aos romanos foi escrita por Paulo, provavelmente na cidade de Corinto, Grécia, enquanto ele estava hospedado na casa de Gaio e transcrita por um dos Setenta Discípulos, o escriba chamado Tércio de Icônio.

Paulo em sua missão se dirigia aos grandes centros urbanos. Aí buscava pessoas da periferia, inicialmente aos judeus. Após ter a rejeição dos judeus e conflitos com estes passou anunciar o evangelho aos pagãos, isto é aos helenistas.

Data e contexto histórico da Carta de Paulo aos Romanos
Muito provavelmente Paulo escreveu a Epístola aos Romanos pouco antes de sua visita a Jerusalém. As maiores evidências apontam para o período descrito em Atos 20:2, durante os meses que o apóstolo ficou na Grécia, mais precisamente em Corinto.

21 de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

A CARTA que o apóstolo Paulo escreve aos cristãos de Roma é um texto excepcionalmente rico de conteúdo. Com efeito, ali ele exprime a potência do Evangelho na vida de cada pessoa que o acolhe, a revolução trazida por este anúncio: o amor de Deus nos liberta!

Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?

26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.