Qual o significado de ramataim?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Ramataim é outro nome para Ramá. Uma das famílias levíticas descendentes de Coate, Zofá ou Zofai (1Crônicas 6:26,35), tinha uma cidade designada para elas em Efraim, o qual desta circunstância foi chamada “a terra de Zufe”, e daí o nome da cidade, “Zofim”.

No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava uma porção dobrada, porque ele a amava, mesmo que o SENHOR a tivesse deixado estéril.

Ramataim é outro nome para Ramá. Uma das famílias levíticas descendentes de Coate, Zofá ou Zofai (1Crônicas 6:26,35), tinha uma cidade designada para elas em Efraim, o qual desta circunstância foi chamada “a terra de Zufe”, e daí o nome da cidade, “Zofim”.

1 caçula, caçulo, ultimogênito, caçulê, raspa de tacho, ponta de rama, fim de safra.

Então Samuel partiu para Ramá, e Saul foi para a sua habitação, em Gibeá de Saul. Davi tinha, pois, fugido e escapou; foi ter com Samuel, em Ramá, e lhe contou detalhadamente tudo o que Saul lhe tinha feito e tentado fazer. Ele e Samuel refugiaram-se em Naiote, casa dos profetas, onde passaram a morar.

Gade

Na Bíblia, Ramote-Gileade era uma cidade estratégica situada no território de Gade, ao leste do rio Jordão. A cidade também era chamada pela forma abreviada de Ramá. Era uma das cidades levitas naquele lado do rio, e foi escolhida como uma das cidades de refúgio.

Ana: a história da Ana mais famosa da Bíblia pode ser encontrada no livro de Samuel. O significado de seu nome é “cheia da graça” ou “graciosa”.

O contraste entre Ana e Penina
Enquanto Penina é retratada no texto bíblico como alguém que causava a ira e a aflição numa pessoa que sofria, Ana é retratada como alguém que suportava contidamente a dor da sua esterilidade e a crueldade das atitudes de Penina.

Ana e Elcana
Elcana e possuía duas esposas: Ana (Hanna) e Penina (P´ninah). O texto cita Ana primeiro antes de Penina como sua esposa. Com Penina Elcana possuía filhos e filhas, “acredita-se” que são dez no total.

Devido à grande fé que tinha, Ana foi abençoada com um filho, ao qual deu o nome de Samuel. Para cumprir a promessa feita ao Senhor, Ana levou Samuel para Eli a fim de que servisse ao Senhor. À medida que Samuel cresceu em graça perante o Senhor e o povo, Eli e sua família foram repreendidos por não honrarem a Deus.

A história de Ana é o retrato de uma mulher cheia de fé. Com um relacionamento vivo e sincero com Deus, que não abre mão dos bons planos dele para sua vida.

Assim não encontramos no texto bíblico, a quantia de tempo que Ana esperou para que Deus operasse nela sua obra e gerasse um filho: Samuel. A verdade é está se foi 2,4,8, 25 anos de espera não altera nada no escrito e a mensagem.

Anna – É uma variação de Ana e se aproxima do original em hebraico (Hannah). Significa cheia de graça, benéfica.

Penina é uma personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de I Samuel como uma das esposas de Elcana que foi o pai do profeta Samuel. Segundo o texto Bíblico, Penina era fértil e tinha filhos enquanto a outra esposa, Ana não gerava descendentes para Elcana.

Ana entrou na nossa língua pelo hebraico Hanna, que significa «graça», e, depois, pelo latim Anna.

Rama é considerado pelos hindus uma das encarnações de Vishnu, um avatara (encarnação divina) assim como Jesus para os cristãos e Buda para os budistas. Para os hindus, de tempos em tempos, nasce um ser iluminado na terra (um avatara), cada um com uma missão a cumprir como foi com Jesus, Buda, Krishna…

Por toda Índia existem lugares associados a vida de Rama — Ayodhya em Uttar Pradesh onde ele nasceu, Chitrakut, também em Uttar Pradesh, onde ele permaneceu nos primeiros anos de seu exílio na floresta, Panchavati em Maharashtra de onde Sita foi seqüestrada, Hampi onde Rama conheceu Hanuman, Rameshwaram em Tamil Nadu ...