Qual o significado de Rá-tim-bum No parabéns?

Perguntado por: rportela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

De acordo com uma dessas versões, ratimbum é a reprodução do som de instrumentos musicais de uma fanfarra ou banda de circo, mais concretamente a caixa (rá), os pratos (tim) e o bumbo (bum). Também existe a teoria que diz que ratimbum é uma onomatopeia que transcreve o som dos balões de aniversário estourando.

Já o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa diz que a origem da palavra "Rá-tim-bum" é uma onomatopeia que faz imitação do som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação.

Para as festas que começam a tarde (15h, por exemplo) e terminam a noite, antecipar os parabéns tem mais uma vantagem perfeita: luz do dia! Sem dúvidas, com uma boa iluminação natural - principalmente quando o local não tem uma boa iluminação à noite, as fotos do momento dos parabéns ficarão ainda mais lindas!

“Parabéns” é uma palavra que nasceu singular, “parabém”, no início do século XVII, pela junção da preposição “para” – que entre outros sentidos tem o de indicar propósito, intuito ou direção – com o substantivo “bem”. É um vocábulo que expressa, como se sabe, felicitações, votos para o bem.

As comemorações de aniversário começaram no Egito antigo por volta de 3000 a.C, e eram restritas apenas aos faraós e deusas. Os gregos também só comemoravam a seres superiores. Já em Roma, as comemorações foram estendidas aos mortais, porém restrita ao Imperador, a sua família e aos senadores.

Bertha Celeste Homem de Mello

A versão brasileira de Happy Birthday to You é de autoria de Bertha Celeste Homem de Mello (1902-1999), de Pindamonhangaba, São Paulo. Em 1942, a Rádio Tupi promoveu um concurso para escolher a versão brasileira da música, e Dona Bertha foi a vencedora.

Flávio de Souza

O universo "Rá-Tim-Bum" não existiria sem Flávio de Souza, criador do programa ao lado de Fernando Meirelles.

Essa melodia do Parabéns a você foi criada pelas irmãs americanas Mildred e Patricia Smith Hill em 1893 (veja, nem faz tanto tempo assim!). A Patricia, ou Patty para os íntimos, era professora de primário em uma pequena cidade chamada Lousville, nos Estados Unidos.

A série foi produzida entre 1994 e 1997, tendo, ao todo, 91 episódios.

Não há uma regra para a hora do parabéns, então, é permitido bater palmas, assobiar e cantar músicas. O que é recomendado, é cumprimentarem o aniversariante após o parabéns. Os convidados devem ir até o aniversariante para dar um abraço e um beijo nele. Não cante parabéns e saia para comer o bolo.

quatro horas

Talvez nem todos os pais tenham a preocupação com a quantidade de horas que uma festa de aniversário deve ter. Afinal, a maioria das festas dura, em média, quatro horas, especialmente as que são realizadas em buffets.

Em relação ao dia, os finais de semana sempre são melhores. Se o aniversário acontece em um dia de semana, faça a festinha no sábado ou domingo seguinte. Os feriadões e suas vésperas também devem ser evitados. Se você está na dúvida sobre qual o melhor horário para a festa, não se preocupe.

A Bíblia não fala sobre aniversário mas diz que o dia do nascimento é um dia muito importante. O povo de Israel celebrava ocasiões importantes, para lembrar o que tinha acontecido e agradecer a Deus. A Bíblia não condena nem aprova festas de aniversário.

Amigo, desejo tudo de bom que a vida pode oferecer, que apenas as boas energias te cerquem e que o seu dia seja repleto de alegria. Parabéns pelo seu aniversário e por ser essa pessoa incrível! Hoje o mundo está em festa, pois uma pessoa muito querida completa mais um dia de vida!

A ideia do bolo como ranguinho central das festas de aniversário vem lá da Grécia Antiga, quando era comemorado o nascimento de Ártemis, deusa da lua e da caça. Na época, eles preparavam um bolo redondo — representando a lua cheia —, feito de pão e mel para levar ao templo de Ártemis como uma oferenda de proteção.

Nela, as crianças eram acordadas no dia do seu aniversário com um bolo que sempre tinha uma vela a mais do que a idade da criança, significando a luz da vida. O(a) aniversariante tinha de apagar todas as velinhas de uma só vez, fazendo um pedido, que só se realizaria se fosse mantido em segredo.

A misteriosa vela mágica
Ela costuma roubar a cena na hora de cantar o “Parabéns”: depois de assoprada pelo aniversariante, a vela mágica volta a acender sozinha, exigindo que seja apagada novamente. A ação se repete por diversas vezes até que alguém resolva, de uma vez por todas, dar um fim para a brincadeira.

De origem latina a palavra aniversário é a junção das palavras annus (ano) e vertere (voltar) e significa aquilo que volta todos os anos. O aniversário tem origem pagã e relação com a magia e religião, as velas são símbolo de ligação espiritual e proteção.

“É hora, é hora” era outro bordão dos estudantes usado nos bares próximos à faculdade. Eles precisavam esperar meia hora por uma nova rodada de cerveja, tempo de a a bebida gelar nas barras de gelo. Quando chegava o tão aguardado momento, gritavam: “É meia hora, é hora, é hora, é hora, é hora”.

Happy birthday to you! - Parabéns para você!

Uma resposta 'porque sim' pode não afetá-la, mas não é o mais adequado. Primeiramente, porque a criança continuará com a dúvida e passará a usar sua imaginação para completar as lacunas de seu entendimento, podendo tirar conclusões incorretas e afetando seu bem-estar emocional.