Qual o significado de prudência na Bíblia?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Trata-se da capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas, não só num sentido geral, mas com referência a ações apropriadas num dado tempo e lugar. Ela ajuda a razão a discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir.

“A prudência é a virtude que dispõe a razão prática a discernir, em qualquer circunstância nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para realizá-la. A virtude da prudência é que guia imediatamente o juízo da consciência, ela conduz as outras virtudes indicando-lhes a regra e a medida.

Benefícios da Prudência
Pessoas prudentes são mais assertivas em suas decisões, pois analisam as situações antes de tomá-las. O indivíduo prudente consegue focar em seus objetivos de longo prazo de forma coesa e tem mais paciência para esperar o momento certo de alcançá-los.

A prudência é uma virtude que requer o desenvolvimento da capacidade crítica. Ajude os jovens a reconhecerem seus próprios preconceitos: é desta maneira que eles conseguirão desenvolver uma visão mais objetiva da realidade.

Ser prudente é calcular bem. É pensar e repensar sobre as coisas importantes da nossa vida. Vale a pena parar para pensar quando algo não está indo bem. Não podemos sair por aí acusado as pessoas porque alguma coisa não está dando certo.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

1 Sm 18:14 E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele.

PROVÉRBIOS 22:3 BPT09DC
O homem prudente vê o perigo e evita-o; os insensatos seguem em frente e sofrem os danos.

A prudência é aquela virtude que governa a ação. Por ela encontramos a necessidade de conhecer a situação sem meias verdades, sem medo de nos depararmos com a realidade de cada coisa, julgar as coisas, pôr no papel os prós e os contras, ter senso crítico e agir a partir da realidade.

"Não seja sábio aos teus próprios olhos" é um convite a humildade, somente os humildes conhecem a verdadeira essência da sabedoria. O cristão também deve ser guiado em sua vida pelo temor ao Senhor, mantendo-se afastado de tudo o que é errado e desaprovado por Deus.

Observa-se que a palavra prudência (Em Grego phronésis, e no Latim prudentia) é um termo amplo em significados, e por isso complexa. Pôde-se fazer uma analogia da importância do uso deste termo em diversos contextos de vida da humanidade.

A prudência ajuda a evitar os excessos e as faltas, mas ela promove um equilíbrio e ajuda também a moderar as outras virtudes.

Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos.

Ó Deus, envia-me do santo céu a sabedoria, manda-ma do teu trono glorioso, a fim de que ela esteja comigo; assim eu fique a saber o que te agrada. Ela, que sabe e entende tudo, guiar-me-á com prudência em tudo o que eu fizer; proteger-me-á com a sua presença gloriosa.

A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”. Assim como a serpente tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar de seus predadores, os liderados também deveriam buscar essa característica. (3) Jesus segue dizendo para eles serem “simples como as pombas”.

Todo aquele, pois, que ouve essas minhas palavras e as observa será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela não caiu; pois estava edificada sobre a rocha.

No âmbito da religião cristã, as virtudes são catalogadas como virtudes teologais, teológicas ou sobrenaturais como a fé, esperança e caridade e as virtudes cardeais, ou seja, a prudência, temperança, fortaleza e justiça.

29 Portanto, se o teu olho direito te aescandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo seja lançado no binferno.