Qual o significado de pluralidade social?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Pluralidade social é a diversidade de indivíduos de características diferentes que compõem uma sociedade.

A pluralidade cultural nos leva às nossas origens como povo brasileiro, à nossa diversidade e ao nosso próprio olhar sobre nós mesmos bem como às nossas múltiplas culturas. Por meio dela, educador e aluno partem para uma viagem, navegando pelas etnias, pela história e geografia cultural brasileira.

A pluralidade cultural é definida, segundo o MEC (Brasil, 1997, p. 121), como o “conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional”, sendo as comunidades indígenas – os nativos – sua expressão maior na nossa cultura.

A pluralidade cultural pode abordar conceitos de diversidade étnica (cor, nacionalidade, entre outros), sexualidade (orientação sexual ou identidade de gênero), credo (diferentes crenças religiosas ou até mesmo a ausência delas), cultura (expressões culturais de diferentes povos e localizações), entre outros.

Que se apresenta em grande número: 1 multiplicidade, numerosidade, diversidade, abundância, profusão, sem-número, sem-fim, variedade, sortimento, multidão.

Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano.

QUE ATIVIDADES SÃO INDICADAS PARA TRABALHAR A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA?

  1. TRABALHAR A AUTOESTIMA PELA REPRESENTATIVIDADE. ...
  2. DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO. ...
  3. USO DE PERSONAGENS DA LITERATURA INFANTIL. ...
  4. FILMES INFANTIS E DESENHOS INCLUSIVOS.

Pluralidade Cultural quer dizer a afirmação da diversi- dade como traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, e o fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano.

O termo diversidade cultural indica o conjunto de práticas e tradições culturais de uma localidade. Os diferentes ritmos musicais, os pratos típicos, as festividades e as manifestações populares brasileiras são exemplos da diversidade cultural do país.

Por meio do diálogo e de atitudes práticas, a família ajudar a criar o sentimento de justiça e equidade nas crianças, de modo a compreender que o fato de sermos diferentes não significa que haja grupos culturais superiores, nem inferiores.

O grande desafio desta diversidade é ser reconhecida como legítima, pois só assim eles poderão garantir seus direitos jurídicos. Além disso, evidencia-se o conservadorismo da sociedade em relação a atual diversidade familiar, na qual, a maioria, afimar ser ilegítima por não ser constituída por pai, mãe e filhos.

O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.

A Idéia de pluralidade tem a função de expressar a aceitação da existência do outro e de sua absoluta alteridade e, a partir daí, abrir a possibilidade de negociação ou de acordo com ele, sem, necessariamente, ter de ser estabelecida uma relação de dominação.

A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros.

Diversidade nas empresas: o que significa? A diversidade se ilustra por meio da pluralidade, dentro de uma empresa, relacionada ao gênero, raça, idade e sexualidade de seus colaboradores. Ou seja, nesse caso há uma fuga do padrão e a valorização da pluralidade.