Qual o significado de penhor na Bíblia?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

i. Uma segurança para a realização de um contrato – ou garantia do pagamento de uma dívida (Dt 24.10 a 13). Assim Judá deu certos penhores a Tamar (Gn 38.17).

Pessoa a quem se deve dinheiro (#Dt 15.2; Lc 7.41).

Só é salvo que tem fé em Jesus
A fé em Jesus é a primeira base para a certeza da salvação. Aliás, todas as demais provas são evidências consequentes dessa fé. Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva.

Deriva de uma expressão latina "pugnus", que significa punho, ou seja, o penhor é um direito real de garantia que depende da tradição (transferência do bem), no caso, do bem ser levado pelo próprio punho.

O cliente pode optar por renovar, pagar as prestações em atraso ou liquidar o contrato de Penhor, a depender da modalidade do crédito. No caso da renovação, o tomador paga uma parte da dívida.

A penhora de bens ocorre quando o credor entra com ação judicial para exigir o pagamento da dívida após esgotar todas as tentativas de formas amigáveis de cobrança e negociação. Sendo assim, ele entra com uma ação contra o devedor, exigindo que o pagamento seja feito por meio de bens, como determina o direito civil.

No Brasil, apenas a Caixa pode oferecer o penhor civil (aquele que não tem caráter comercial), segundo um decreto de 1969. Por isso, é necessário encontrar no site uma agência que ofereça esse serviço.

No penhor, o indivíduo entrega os seus bens valiosos por sua inciativa própria, para que consiga obter o valor que necessita. Comumente, a pessoa vai até o banco e entrega o seu bem móvel para a instituição. Já na penhora, eles são retirados obrigatoriamente, contra a vontade do devedor.

Ter os calcanhares descobertos significava vergonha, desprezo, cativeiro e aflição (Jr 13.22). Levantar o calcanhar, dar pontapé, e pagar o bem com o mal, como fez Judas (Sl 41.9 – Jo 13.18).

A Parábola do Credor Incompassivo é uma das parábolas de Jesus que está registrada no Evangelho de Mateus (Mateus 18:23-35). O significado da Parábola do Credor Incompassivo revela a importância da misericórdia e do perdão. Essa parábola também é conhecida como a Parábola do Servo Ingrato ou a Parábola do Servo Mau.

Em Mateus 6:12, Jesus ensina-nos a orar, “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”. Ele tornou claro que a oferta de perdão de Deus é inseparável da nossa vontade de perdoar os outros.

Esta lição traz uma breve visão geral sobre o plano de salvação, ressaltando os três elementos principais do plano: a Criação, a Queda e a Expiação de Jesus o Cristo.

A salvação é pela graça, através da fé em Jesus. Mas, o que é graça? A graça é um favor, é um presente que nós recebemos sem merecermos. A graça não depende do esforço humano, pois Jesus tudo fez para nós quando morreu na cruz para perdoar os nossos pecados.

Obedecer Fielmente
É essencial que obedeçamos fielmente aos mandamentos de Deus para recebermos o Espírito Santo. Essa verdade nos é lembrada todas as semanas quando ouvimos as orações sacramentais e partilhamos dignamente do pão e da água.