Qual o significado de Modupé?

Perguntado por: urocha7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O significado para Modupe é: "Eu dou graças a Deus".

Adupé = Dupé – Obrigado. Afonja – É uma qualidade de Xangô. Agbô – Carneiro.

Mo júbà, gbogbo!

Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

A saudação é amplamente utilizada nas religiões afro-brasileiras, nomeadamente na umbanda, na qual tem o significado "salve!" ou "viva!

Mas o que é 'Laroyê, Exu'?
- significa: Olhe por mim". Mojubá é uma saudação da língua iorubá, falada em determinadas partes da Nigéria e de países como Togo e Benim. A própria expressão "Laroyê, Exu" é originada dessa mesma língua. Exu é uma das entidades mais louvadas das religiões de matriz africana.

Candomblé Queto (Ketu) ou candomblé de rito nagô é a maior e a mais popular "nação" do candomblé, uma das religiões afro-brasileiras, tendo origens nas tradições dos povos da região de Queto, incluídos entre os iorubás ("nagôs").

Para o devoto de orixá, o conhecimento do yorùbá proporciona um domínio e uma compreensão mais aprofundada dos textos religiosos (orais ou escritos), já que é a língua usada na liturgia do candomblé ketu, do batuque e de várias outras vertentes religiosas.

Sinônimo de dinheiro, termo usado em terreiros de Umbanda por entidades espirituais quando querem se referir à dinheiro.

O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade.

Yorubá é uma tradicional cultura de origem nigeriana, na África Ocidental.

Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa. Em algumas casa a saudação continua com os quatro dedos tocando simultaneamente o lado direito e esquerdo da cabeça, na região acima das orelhas e em seguida espalmando-os em direção ao alto.

O que é Agô:
É um termo ultilizado na religião UMBANDA. Significa pedir licença ou permissão, em outros momentos em que este termo traduz perdão e proteção pelo que se está fazendo.

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

Esse termo é originário da língua iorubá e significa o “poder” ou a “força” que cada ser dispõe. E é comum ainda que muitos usem-no como uma saudação, quando querem desejar que uma pessoa tenha um dia positivo e com energias boas, por exemplo: “desejo muito axé para você”.

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

A palavra axé é utilizada no contexto das religiões afro-brasileiras, principalmente em cumprimentos. Ela tem sua origem na língua iorubá e significa força de realização, poder e desejo felicidade.

Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.

Salve Seu Zé Pilintra! Salve os Malandros! Salve a Malandragem!