Qual o significado de metáfora e comparação?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Comparação: apresenta explicitamente palavras que marcam a comparação que está sendo feita: “como”, “tal qual”, “feito” etc. Metáfora: é uma comparação implícita e em sentido figurado, ou seja, sem usar palavras que marquem a comparação e sem poder ser entendida literalmente.

Exemplos de comparação
A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: Fábio é mais velho do que Plínio.

Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.

A partir disso temos dois tipos de metáforas, as impuras, que são mais simples e diretas, e as puras, classificadas desse modo por serem mais complexas e indiretas.

Uma das figuras de linguagem mais conhecidas, a metáfora é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita. Veja o exemplo abaixo: Carolina é um doce de pessoa.

"A metáfora é uma comparação implítica entre dois elementos de realidades muito diferentes. Por exemplo, quando eu digo que a Amazônia é o pulmão do mundo, eu construo uma metáfora porque associo uma capacidade respiratória do mundo à existência da Amazônia", explica Thiago Braga, professor de redação do pH.

1 imagem, comparação, figura, símbolo, alegoria, representação, tropo, translação.

A comparação (ou símile) ocorre no processo de aproximação dos elementos de universos diferentes por meio de nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, semelhante a, semelhante ao etc.).

A comparação é feita ao se criar uma analogia entre dois termos baseada em semelhanças. Essa analogia deve ter um conector que indique o paralelo que se faz entre os dois elementos. Veja: “Ela foi rápida feito um trem.”

1 confrontação, conferência, cotejo, confronto, acareação, colação. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Paralelo estabelecido entre dois termos: 2 analogia, paralelo, paridade, semelhança.

Porque usar Metáforas? A metáfora tem uma carga poética muito grande, uma vez que ela aumenta os possíveis significados das palavras e da informação que está passando. Facilitando de forma mais simples o entendimento das pessoas que recebem esta informação.

Muitas escolas já usam metáforas como parte de sua metodologia pedagógica. Para isso pode ser criado um grupo de símbolos que permite aos alunos associar de maneira rápida um determinado conceito. Um exemplo: usar as características da natureza ou mesmo do reino animal para ativar habilidades.

Por exemplo:

  1. Assim como uma serpente, o rio de minha cidade é sinuoso e ágil. (comparação)
  2. O rio da minha cidade é uma serpente sinuosa e ágil. (metáfora)
  3. Minha cidade até parece uma colmeia agitada. (comparação)
  4. Minha cidade é uma colmeia agitada. (metáfora)

Geralmente, é acompanhada de elementos comparativos (conectivos): com, como, tal qual, tal como, assim, tão, quanto, parece, etc. É muito comum o emprego da comparação na linguagem informal (coloquial) e nos textos artísticos, por exemplo, na música, na literatura e no teatro.