Qual o significado de medir uma grandeza física?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade.

As grandezas físicas, com suas unidades do sistema internacional e suas respectivas abreviações são: tempo (segundo, s); massa (quilograma, kg); comprimento (metro, m); temperatura (kelvin, K); quantidade de substância (mol); corrente elétrica (ampere, A), intensidade luminosa (candela, cd).

Definimos por grandeza tudo aquilo que pode ser contado e medido, como o tempo, a velocidade, comprimento, preço, idade, temperatura entre outros. As grandezas são classificadas em: diretamente proporcionais e inversamente proporcionais.

Uma grandeza é um referencial que pode ser usado para comparar medidas diversas. As grandezas físicas mais conhecidas e usadas no dia a dia são o comprimento, ou a distância, a massa (mais conhecida como peso), a velocidade e o volume.

As principais grandezas da ciência eléctrica são a carga, a força, o campo, a energia, a tensão, a potência e a corrente eléctrica.

Unidades de medida: comprimentos, larguras, alturas

  • km = quilômetro.
  • hm = hectômetro.
  • dam = decâmetro.
  • m = metro.
  • dm = decímetro.
  • cm = centímetro.
  • mm = milímetro.

As três grandezas fundamentais comprimento, massa e tempo estão intimamente associadas à ideia de dimensão: dimensão de comprimento L, • dimensão de massa M e • dimensão de tempo T. TEMPO, ou em outras palavras, em função das dimensões dessas grandezas: [M], [L] e [T], respectivamente.

Definição de Grandezas Físicas
Definimos como grandezas físicas os valores que utilizamos para medir e quantificar os fenômenos que estudamos na Física. Existem dois tipos de grandezas muito importantes em física, as grandezas escalares e as grandezas vetoriais.

Em Matemática, consideramos grandeza algo que pode ser medido. Não confunda a grandeza com o objeto em si, mas sim com a sua medida. Largura, peso, distância, velocidade, entre outros, são todas considerados grandezas.

Todas as grandezas físicas podem ser classificadas em dois tipos: as grandezas escalares e as vetoriais.

Grandeza vetorial é aquela que não fica perfeitamente determinada só pelo significado físico e um valor numérico, porque possui, além desses dois elementos, uma direção e um sentido. É o caso de uma velocidade, por exemplo. Fisicamente a velocidade significa um quociente de espaço por tempo.

Na Física tudo que pode ser medido é chamado de Grandeza. A Física trabalha com grandezas físicas, e por isso é muito importante que você as conheça.

Existem dois tipos de grandezas físicas: as escalares e as vetoriais. As primeiras são dadas por um valor apenas, enquanto as segundas estão atreladas a um vetor, ou seja, sua direção e sentido não podem ser ignorados! Veja, agora, alguns exemplos dessas grandezas e qual o seu tipo.

Do maior ao menor: quilômetro, hectômetro, decâmetro, metro, decímetro, centímetro e milímetro. Seus símbolos são respectivamente: km, hm, dam, dam, m, dm, cm, mm. Exemplos: Helena quis usar uma fita em seu embrulho de Natal. Após uma rápida medição notou que bastavam 45cm (quarenta e cinto centímetros).