Qual o significado de Mateus 16 24?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Jesus é sempre muito claro e não dá voltas quando nos orienta e nos forma por meio do Evangelho. Por isso, Ele esclarece que não adiantará a nenhum de nós tentar “salvar” a nossa vida, pois todo esforço será em vão e no final fracassaremos!

Por isso, hoje, Jesus apresenta-nos algumas condições para sermos Seus discípulos e Seus seguidores. Para isso, a primeira coisa é a capacidade ou a vontade de querer segui-Lo. Precisamos ter disposição para seguir o Senhor; e para ter disposição para segui-Lo é necessário renunciar a si mesmo.

Ser um seguidor de Cristo significa nos esforçarmos para que nossas ações, nossa conduta e nossa vida estejam em conformidade com o padrão do Salvador. Significa adquirir virtudes. Significa ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

Para ela, o símbolo representa o momento em que Jesus Cristo sofreu sua crucificação, antes da ressureição. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo entrega na cruz a própria vida em nome do amor ao próximo. O gesto é muito importante para os católicos como a dona de casa Socorro Vaz.

quem não tomar a sua cruz e não vem atrás de mim num ele poderá ser meu discípulo não pode seguir assim repetindo parte po partilhe quem não toma a sua cruz e não vem atrás de mim em você em não tomar o nosso ataque. vem atrás e mais uma vez um dois três veneza mim num ele poderá ser meu discípulo.

A cruz representa a nossa história de dor: são as doenças, a morte que nos visita quando menos esperamos de maneiras tão diversas, a perda do emprego, a traição dentro da família, etc. O cristão, porém, carrega a sua cruz de maneira diferente. A sua cruz só tem sentido se, como a de Jesus, for carregada com amor.

I Coríntios 1,23-24). Temos de amar a Cruz, amar o Cristo pregado nela! É no Cristo crucificado que somos resgatados, salvos e libertos de toda a maldição, impureza e ação diabólica que ronda este mundo em que vivemos. Se existe um lugar onde o demônio foi vencido, foi na cruz de Cristo.

Qual é a mensagem da cruz? A mensagem da cruz é o próprio Evangelho em sua plenitude. Isso significa que a palavra da cruz é a revelação de Deus centrada na obra de Cristo, isto é, na encarnação e crucificação de Cristo. A mensagem da cruz fala unicamente de Cristo.

Lc 14, 25-33 – Renúncia: Conversão do Coração
No Evangelho de hoje, não poucos ficam surpresos e até espantados ao ouvi-l'O dizer: “Se alguém vem a mim, mas não odeia (misei – miséw) seu pai e sua mãe, seus irmãos e suas irmãs e até a própria vida, não poderá ser meu discípulo”.

Renúncia é um termo que caracteriza o ato ou efeito de negar ou rejeitar algo ou uma atitude. Normalmente esta ação está relacionada ao fato de renunciar a alguma coisa, se abdicar de um objeto ou de algo muito importante.

“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” (Mt 16,24) Jesus está em plena vida pública, anunciando abertamente que o Reino de Deus está próximo, e se prepara para ir a Jerusalém.

Como servir à Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  • Conheça mais sobre o Senhor. ...
  • Obedeça aos seus mandamentos. ...
  • Exerça o amor ao próximo. ...
  • Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  • Tenha alegria em servir à Deus. ...
  • Glorifique a Deus com suas ações.

Para seguir Jesus é preciso ter determinação. Não podem colocar a mão no arado, e, quando aparecem problemas e dificuldades, dizermos: “Eu deixo os meus compromissos com o Senhor, e quando der, eu volto”. Para seguir Jesus é preciso ser determinado, é preciso colocar as duas mãos no arado e não ficar olhando para trás.

Ao jovem rico que perguntou o que deveria fazer para ter vida eterna, Jesus respondeu: “Vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres (…) e vem, e segue-me” (Mateus 19:21). E, a cada um de nós, diz: “Se alguém me serve, siga-me” (João 12:26).

#4 Vitória sobre a morte
Jesus, ao morrer e ressurgir, nos devolveu a eternidade com Deus e à morada Eterna. Ele venceu o poder da morte para sempre e, assim, tornou a vida eterna uma de suas conquistas na cruz, gratuita a todos aqueles que estendem a mão e reconhecem sua condição.

A cruz é um dos símbolos mais importantes do Cristianismo, porque a morte de Jesus na cruz e a Sua ressurreição são o sacrifício que possibilitam o perdão dos pecados e reconciliação com Deus. O sinal da cruz, o ato de se benzer é um gesto tradicionalmente católico.

Para os católicos romanos, há um gesto rápido que geralmente passa despercebido antes da leitura do Evangelho na Missa. É um “desenho” rápido da cruz, que contém muito simbolismo. O gesto é uma imitação do que o diácono (ou sacerdote) faz antes de recitar as palavras do santo Evangelho.

Vou ler aqui o que diz o Evangelho: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.”

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.

“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8,34).