Qual o significado de Magé?

Perguntado por: rcunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Magé, que tem o significado de tupi guarany, “Morada do Príncipe”, foi marcada pelas ascensões e quedas.

História. O nome da estação e do bairro é uma referência ao Rio Piabetá. "Piabetá" significa “base firme", "alicerce sólido". Expressa "firmeza, força ou vigor".

O atual município tem origem no povoado de Majepemirim, fundado em 1565 por colonos portugueses. Possuía um dos principais portos da região, onde muitos navios negreiros descarregavam os escravos. Em 1696, foi criada a freguesia e, em 1789, o conselho com a designação atual.

Fortaleza de São João

1) Fortaleza de São João
Esse pode ser considerado o ponto inicial do Rio de Janeiro, já que a fortaleza foi erguida no bairro da Urca, mesmo local em que Estácio de Sá fundou a cidade depois de desembarcar em um trecho de praia entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão.

Em 1565, Simão da Mota recebeu a doação de uma sesmaria localizada no morro da Piedade, a poucos quilômetros do local onde atualmente está localizada a sede municipal de Magé, e aí construiu sua moradia e começou a exploração dessas terras que eram originariamente habitadas por índios da tribo Timbiras.

O bonito nome Ravi Mateus significa “o sol é presente de Deus”.

Waldeck é sua variante gráfica, tal como Valdick. No nosso país há, ainda, Valdeco, bem como Valdeci ou Valdecir. Valdemir é um nome que se assemelha graficamente, mas que não deve ser confundido porque resultam de étimos distintos. Valdemir significa “senhor ou homem célebre”, “o que governa com nobreza”.

Formiga, o que salva o povo.

São Vicente

Cidade mais antiga do Brasil, São Vicente completou 491 anos.

Essas cidades e outras no entorno são conhecidas atualmente como Baixada, porque é uma área plana em meio de várias montanhas, Fluminense, do latim - natural do Rio.

Administrativamente, o município de Magé, está dividido em seis distritos e cento e sete bairros.

Assim, no dia 1º de março de 1565, Estácio de Sá desembarcou numa praia entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, instalando oficialmente a cidade que se chamou São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei-menino de Portugal D. Sebastião e ao santo do mesmo nome, que se tornou o padroeiro da cidade.

Saiba quais foram as primeiras cidades do Brasil.

  • São Vicente (São Paulo) Foi a primeira vila construída no Brasil e é considerada a primeira cidade do nosso país. ...
  • Olinda (Pernambuco) ...
  • Santos (São Paulo) ...
  • Salvador (Bahia) ...
  • São Paulo (São Paulo) ...
  • Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

458 anos

No próximo mês, Magé completa 458 anos de história e o aniversário da segunda cidade mais antiga do estado do Rio de Janeiro não vai passar em branco.

245 071 hab. Fica ao norte da capital do estado, distando desta cerca de 50 quilômetros.

Ravena: Significa “corvo”, “inteligente”, “sábia”. Belo, imponente e em referência a um pássaro que se destaca pela sua inteligência e destreza, o nome Ravena tem origem a partir de raven, palavra que surgiu no inglês antigo e que significa “corvo”.

Maitê: significa amável, amada.

Significa “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa”, “gigante”, “o que vence”, “vencedor” ou “natural de Laurento”.

Brunna: Variação do nome Bruna. Significa “morena”, "bronzeada", "marrom"; "da cor do fogo".

Aaliyah é um nome árabe que surge do feminino Aali, variante de Ali, que literalmente significa “elevado”, “sublime”. É uma das formas de chamar Deus, tal como Alaor em aramaico, que de Alá, significa “Deus”. Há fontes que sugerem que o nome teria origem hebraica, cujo sentido seria “mulher sensível”.