Qual o significado de juramidam?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os adeptos são os soldados ou os midam que, ao lado de Jura (Deus), formam o Império Juramidam, desse modo, Juramidam significa tanto Deus quanto Deus e seus soldados, indicando uma noção ao mesmo tempo individualizada e coletiva da divindade (MacRae, 1992, p. 70).

Esse chá tem sido consumido milenarmente pela população nativa amazônica. A partir do início do século XX a população não-india passou a ter contato com a bebida e se formaram novos contextos de utilização desse chá.

O que é a ayahuasca? O chá de ayahuasca, também conhecido como Santo Daime, é uma bebida feita a partir da infusão de duas plantas amazônicas: o cipó-jagube e o arbusto-chacrona. A palavra ayahuasca tem origem indígena e pode ser traduzida como “vinho dos mortos”.

Além de restringir o uso do chá à religião, o Conad não indica o consumo da substância concomitantemente a medicamentos antidepressivos, álcool, drogas ilícitas e para pessoas que tenham algumas doenças mentais como esquizofrenia, psicose e bipolaridade.

A ayahuasca é contraindicada em casos de psicose, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtorno bipolar, pessoas com níveis altos de ansiedade ou que tenham outros transtornos psicológicos intensos. Grávidas e lactantes também não devem consumir ayahuasca sem que o médico prescreva esse consumo.

A ayahuasca é uma infusão vegetal psicoativa da Amazônia. Tipicamente, provoca poderosas visões, assim como alucinações em todas as demais modalidades de percepção. Essas experiências geralmente se associam a insights pessoais, ideações intelectivas, reações afetivas e experiências espirituais e místicas profundas.

Entretanto, desde 2004 o CONAD (Conselho Nacional Antidrogas) não a considera como alucinógena, considerando seu emprego nestes rituais – sendo que alguns utilizam para ela o termo “enteógeno” (en- = interno; -theo- = divindade; -genos = gerador) – o pelo fato de que não há relatos de dependência física.

Estudo do IP aponta que Umbanda e Santo Daime influenciam saúde mental e física. Segundo pesquisa, a religião e uso de Ayahuasca podem combater dependências químicas e males físicos e mentais.

Por isso, não é aconselhado a quem sofre [de transtornos psiquiátricos]”, afirma Silveira. O chá de ayahuasca é ministrado em rituais de Santo Daime e causa alucinações em quem consome a bebida. O efeito dura de quatro a oito horas.

Abdicar de substâncias como cafeína, álcool e açúcar pode reduzir seus níveis de serotonina, o que por sua vez levaria a um aumento maior deste neurotransmissor ao ingerir ayahuasca, proporcionando assim uma experiência de maior intensidade, disse Keatley.

O vômito, em particular, deriva de sua ação na área postrema, área do tronco encefálico que controla a urgência em vomitar. Nessa região cerebral a ayahuasca age nos receptores de serotonina 5HT3 – também presentes no estômago – potencialmente contribuindo para náuseas, vômito e diarreia, Tófoli me contou.

O culto do Arca — uma nova linha fundada a partir da Barquinha, uma religião amazônica em que os fiéis bebem o santo-daime — propõe a comunhão entre as pessoas em busca de autoconhecimento e paz. Mas muitas não estão ali para cuidar das aflições da alma.

“A ayahuasca parece agir como um antidepressivo duplo, reduzindo a degradação de serotonina e estimulando seus receptores”, explica o farmacólogo Rafael Guimarães dos Santos, da equipe da USP-RP. “Esses receptores controlam as emoções e a neuroplasticidade.”

Conhecida também como “Hoasca” ou “Daime”, a ayahuasca contém DMT, harmalina e harmina, substâncias que aumentam os níveis de serotonina no organismo, ajudando a melhorar o humor e o bem estar e podendo, por isso, ser usada também para o tratamento de ansiedade, depressão e estresse pós traumático.

Durante a purificação do corpo e da alma, há dança, muita dança. Geralmente, cada um se movimenta sozinho, numa espécie de transe, deixando-se guiar pelo som. Nesse momento, pode ocorrer o que é conhecido como "peia", mal-estar experimentado, principalmente, por alguns iniciantes.

A ayahuasca pode gerar vômitos, diarreia, paranoia e pânico, mas esses são efeitos temporários. Em alguns casos, o chá pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, as substâncias da bebida podem interagir perigosamente com muitos medicamentos.