Qual o significado de João 832?

Perguntado por: tmendes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O pecado é o cativeiro dos poderes da alma, e esse cativeiro é voluntário porque a alma não enxerga seu mal assustador. Quando percebe a verdade, recebe um poder que a tira de seu estupor e a fortalece para quebrar os grilhões que a têm mantido cativa.

Jesus disse: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8:31-32). Nestes versículos, Jesus está nos ensinando que se permanecermos na Palavra de Deus e mantemos Seus ensinamentos nos tornamos Seus discípulos.

Ao lermos João 8:32 "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" entendemos que Jesus destaca a verdade e a consequência para quem a conhece: a libertação. Quando conhecemos esta verdade, somos libertos da escravidão do pecado, por meio de Cristo.

O capítulo de João 8 começa com o autor narrando o encontro entre Jesus e a mulher adúltera. Na verdade, o encontro era uma armadilha (João 8.1 – 11). O que aconteceu foi que os fariseus pegaram a mulher no ato, a levaram até Jesus e deixaram o homem ir embora.

Gênesis 32 registra o encontro de Jacó com Deus no vau de Jaboque. O estudo bíblico de Gênesis 32 ainda mostra o primeiro contato de Jacó com seu irmão Esaú numa tentativa de reconciliação após anos de desentendimento. O esboço bíblico de Gênesis 32 pode ser organizado assim: Jacó vê os anjos de Deus (Gênesis 32:1,2).

33 Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres? 33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?

38 Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai. 39 Responderam e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.

As perguntas do Senhor nos dão perspectivas da Sua grandeza e da vida, que são muito importantes para as pessoas que estão passando por provações. Jó 38–39 explica como Jó pôde desenvolver mais confiança no Senhor, para que pudesse acreditar plenamente que suas provações eram para seu benefício.

Obedeça aos seus mandamentos
Servir à Deus também implica em seguir o que Ele manda. Em João 14:21 (ARA), Jesus deixa claro: “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”

Não há inteligência que leve à compreensão de que um homem como nós é o verdadeiro Filho de Deus. Só a Fé nos pode fazer reconhecê-Lo na cruz. Pela Sua morte e Ressurreição revela-se o Seu «Eu Sou», o que faz a vontade do Pai. Mas sem fé não saberemos nunca quem é Jesus, nem quem somos nós …

Fazer a vontade daquele que me enviou e completar a sua obra lembra o ministério e a missão de Jesus. Sem se referir, perante os discípulos, ao que tratou com a samaritana, Jesus com estas palavras fala do mesmo assunto: Ele é o enviado de Deus para completar a obra de Deus, proporcionar verdadeira vida aos homens.

É Jesus que, verdadeiramente, nos salva e nos liberta
Existe uma única verdade: a que vem de Deus, que ilumina e liberta, a verdade que nos arranca da escuridão do mal e nos coloca na presença do verdadeiro bem, que é Deus.

A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. Uma vida de oração inclui a exposição de suas angústias, questionamentos, agradecimentos pelas bênçãos recebidas e exaltação ao Seu nome. Por meio da oração, nós conseguimos contato com os céus, sendo ela o nosso meio de comunicação com o divino.

Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada. A verdade é muitas vezes desacreditada e o ceticismo é a descrença ou incredulidade da verdade. Aquele indivíduo que tem predisposição constante para duvidar da verdade é chamado de cético.

1 Porém Jesus foi para o Monte das Oliveiras; 2 E pela manhã cedo voltou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e assentando-se, os ensinava.

Quem Escreveu Esse Livro? O Apóstolo João escreveu esse livro. Em todo o livro ele se refere a si mesmo como “o discípulo a quem Jesus amava” (ver João 13:23; 19:26; 20:2; 21:7, 20).

Nascendo o sol, ele tinha passado Fanuel e manquejava de uma coxa. Por isso os israelitas, até hoje, não comem o nervo ciático que está na articulação da coxa, porque ele feriu Jacó na articulação da coxa, no nervo ciático.

24 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

6 Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.