Qual o significado de Jabes na Bíblia?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

“Jabes” – Este nome tem como raiz um significado bastante negativo: “Tristeza, dor, pesar, aflição, angústia”.

1 – CRESCER NA FÉ – Jabes aparentemente possuía algum tipo de deficiência, pois seu nome em hebraico significa ”Doloroso”, é possível que ele não tenha sido desejado e nem amado, mas Jabes tinha uma fé que crescia e o tornava mais forte que as suas deficiências.

No livro de I Crônicas 4.9 e 10 está registrada a oração de um homem chamado Jabes, da tribo de Judá, que invocou a Deus para que Ele o ajudasse e sua oração se tornou muito famosa nas últimas décadas.

Jabez invocou o Deus de Israel dizendo: Oh! Que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! Só isso já bastaria para perceber o que Jabez queria ao fazer um pedido desses a Deus.

A bíblia trata, no verso 9, que Jabez era um homem bom e honrado, e mais honrado que seus irmãos. O registro histórico nos diz que Jabez foi um dos pilares da incipiente nação de Israel.

9 E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe chamou o seu nome Jabez, dizendo: Porquanto com dor o dei à luz. 10 Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh, que me abençoes muitíssimo, e amplies meus termos, e a tua mão seja comigo, e faças que do mal eu não seja afligido!

Qual foi o segredo do sucesso de Jabez? Ele invocou ao Senhor nosso Deus. Não foi a espada, ou a inteligência, nem a beleza que tornaram Jabez especial. Foi sua atitude diante da circunstância, foi sua vida de oração em busca de mudança na sua história!

Jabez é um filho real de Judá. Na longa genealogia de 1 Crônicas 1-9, todas as tribos de Israel são mencionadas, mas duas são centrais: Judá e Levi. A primeira remonta ao reino prometido de Deus, enquanto a última se concentra em sacerdotes designados para Israel.

Jabes Gileade é uma antiga cidade bíblica no território da tribo de Gade, ao leste do Rio Jordão, entre o vale e as montanhas de Gileade ao oriente.

#1 Josué: convicção e fé
Desde pequenos ouvimos a história de Josué, que orou e o sol parou por quase um dia inteiro.

Esdras

De autoria incerta, a tradição judaica afirma que o livro de I Crônicas teria sido escrito por Esdras, por volta de 430 a.C., o qual tinha o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração a Deus no período após o cativeiro babilônico, resgatando assim a história do seu povo.

Aliás, em todo o livro sagrado esta é a primeira e única vez que este personagem é citado, despertando mais curiosidade ainda. O texto estranho é esse: “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz.

A mensagem de Deus para você, hoje, está na passagem de Salmos 34, 6: “Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações”. O próprio Senhor diz para clamarmos a Ele; assim, nos responderá e ainda nos anunciará coisas grandes e ocultas.

Professando uma oração ou simplesmente conversando com um Deus, a força de uma prece ou de uma reza faz parte do ser humano e tem o poder de acalentar, apaziguar, encorajar, se autoconhecer, despertar a esperança e tornar a vida mais leve e o fardo do viver menos pesado.

Jabes-Gileade era uma cidade a leste do Jordão, no topo de uma das colinas verdes de Gileade, dentro dos limites da meia tribo de Manassés, e à vista de Bete-Sã.