Qual o significado de ir embora?

Perguntado por: amonteiro9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Expressão que significa que alguém deixou um local, seguiu dali, foi-se, ou algo que acabou, foi finalizado. Exemplo de uso da palavra Foi embora: Ele foi embora da casa.

Composição por Aglutinação
Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora).

Significado de Embora
advérbio De maneira a se despedir; com a ideia de partida; adeus: sentiu-se mal e foi embora da festa. conjunção Apesar de; ainda que; ainda: embora houvesse amor, separaram-se. [Gramática] Expressa a ideia de oposição, concessão ou ausência de condição.

A palavra “embora” tem dois significados: um deles passa a ideia de concessão; e o outro, de partida, afastamento. No primeiro, “embora” é uma conjunção concessiva, que é usada para formar estruturas no presente e no pretérito imperfeito do subjuntivo.

De facto, o advérbio embora deriva da expressão antiga «em boa hora». Said Ali explica como esta locução passou a advérbio, constituindo uma unidade com significado próprio (Gramática Histórica da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, Melhoramentos, 1965, 5. ª edição, p.

Ocorre que, na citada expressão, embora é conjunção concessiva.

Estou indo embora, só não sei o dia e a hora. Sim, estou indo embora, porque cansado estou, e não chegou a hora. Quero partir, voltar para o lar, de onde eu vim, porque este mundo já deu para mim. Vou embora, só não sei o momento da partida, a viagem está certa e reservada, só não me pergunte onde é minha morada.

No entanto, a frase «O João foi embora» é admissível, sobretudo no português do Brasil. Na frase «O João foi-se embora», o verbo ir é pronominal, mas, na frase «O João foi embora», é intransitivo.

A expressão muito embora, aplicada como locução conjuncional concessiva, foi registada em 1966 no vocabulário de Rebelo Gonçalves e presentemente confirmada no dicionário de Houaiss com o significado, por exemplo, de «se bem que», e a frase em estudo tem na realidade o sentido: «se bem que longe, estou perto».

Ir embora e ir-se embora são igualmente corretos.

Quanto à classificação gramatical, MAS é uma conjunção adversativa (que liga orações que expressam alguma adversidade, alguma oposição); EMBORA é uma conjunção concessiva (que introduz uma oração de sentido divergente em relação ao de outra, denominada principal).

Quando vem antes da oração principal, a oração iniciada por embora pede vírgula. Quando vem depois, esnoba o sinalzinho.

Dessa forma, a oração se caracteriza sintaticamente pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. A oração evidencia uma mensagem com sentido completo ou que pode ter sentido completo por meio da complementação com outras orações.

1 tem de, tem que, precisa, necessita, carece.

Conectivos usados para indicar desacordo a um período. embora, mesmo que, se bem que, apesar de, ainda assim, ainda que, por mais que, mesmo assim, de qualquer forma, posto que, malgrado, não obstante, inobstante, em que pese. Exemplos: Ainda que pare de chover, não irei mais sair.

4. Acompanhar conjunções. O uso da vírgula é obrigatório antes das conjunções: mas, pois, porém, contudo, embora, todavia, portanto, logo).

Às vezes, a partida é necessária porque ficar é sinônimo de sofrimento. Somos egoístas ao querer que o outro fique, mas podemos estar prolongando um sofrimento que é inevitável e vai acontecer uma hora ou outra. Sofrem as duas partes, quem fica e quem precisa ir embora.

Ir embora com vontade de ficar é uma das coisas mais difíceis que existem. É como se o seu coração quase que implorasse para você dar uma nova chance, mas a sua cabeça não permite mais. É que ainda que você sinta vontade de pagar pra ver, de tentar de novo, você sabe, lá no fundo, que não deve mais fazer isso com você.

Quando você ama uma pessoa tem que deixar ela ir, se um dia ela voltar, ela será sempre sua, se não, é porque nunca foi. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Significado de Se
pronome Expressa reciprocidade; indica a ação do verbo cujo sujeito é alterado: Capitu penteava-se em frente ao espelho. Indica indeterminação; algo ou alguém indefinido: ainda não se sabe o resultado?

Índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido
O pronome indefinido é utilizado quando não se quer ou não se pode identificar o sujeito da frase. Exemplos: Fala-se muito do coronavírus. Morre-se de fome e sede naquela região.