Qual o significado de hemácias Normocíticas e Normocrômicas?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Quando apresentam tamanho normal são normocíticas, quando apresentam quantidade normal de hemoglobina são normocrômicas.

Cursa com anemia normocítica e normocrômica, geralmente leve a moderada. Sua causa é multifatorial e as doenças infecciosas, autoimunes, neoplasias e insuficiência renal crônica são condições associadas.

Na anemia microcítica hipocrômica, os glóbulos vermelhos têm menos hemoglobina do que o normal, o que os torna mais pálidos. Nas formas normocrômicas, os glóbulos vermelhos têm uma quantidade normal de hemoglobina e a cor deles é mais clara e profunda.

O que são hemácias normocíticas? Como o próprio nome sugere, as hemácias normocíticas são aquelas que apresentam um tamanho normal. Mais especificamente o seu volume corpuscular médio (VCM) está entre 80 e 100 fl.

Tecnicamente estas anemias são identificadas através da diminuição da hemoglobina total (Hb total) e por valores normais do volume médio eritrocitário (VCM) e conteúdo médio de hemoglobina (HCM).

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

O principal exame realizado para identificar a anemia é o exame de sangue, o qual avalia a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Os valores indicativos de anemia são: para homens abaixo de 14g/dL e no caso das mulheres 12 g/dL.

Como interpretar o hemograma corretamente. Diagnóstico de anemia: redução de hemoglobina, hematócrito e/ou massa eritrócitária. Em geral, o diagnóstico laboratorial é definido por hemoglobina: < 12 g/dL em mulheres ou < 13,5 g/dL em homens; e hematócrito: < 36% em mulheres ou < 41% em homens.

Mas, no geral, o indivíduo é considerado anêmico quando apresenta índice abaixo de 12 gramas por decilitro de sangue (g/dL) para mulheres e 13 g/dL para homens.

As medidas necessárias podem variar desde o aumento da ingestão de ferro, vitamina B12, suplementos e medicamentos, até procedimentos mais complexos, como transfusões de sangue, transplante de medula ou acompanhamento médico ao longo da vida.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

O diagnóstico de anemia é feito quando os valores da hemoglobina e do hematócrito estão abaixo dos seguintes valores de referência: Hematócrito normal: 41% a 54% nos homens ou 35% a 47% nas mulheres. Hemoglobina normal: 13 a 17 g/dL nos homens ou 12 a 16 g/dL nas mulheres.

Algumas causas de aumento da contagem de hemácias (policitemia): Policitemia vera, em que há produção excessiva de células do sangue. Doenças pulmonares. A falta de oxigênio estimula a formação de hemácias.

Quais são os tipos de anemias?

  • anemia macrocítica: glóbulos vermelhos estão aumentados de tamanho. ...
  • anemia normocítica: hemácias com tamanho normais. ...
  • anemia microcítica: os glóbulos vermelhos têm dimensões menores do que o normal.

As hemácias, ou glóbulos vermelhos, ou ainda eritrócitos são células presentes no sangue, constituídas basicamente por hemoglobina e globulina, cuja função é levar oxigênio às células. A quantidade de hemácias no sangue pode ser verificada através do hemograma.

Normocíticas/Normocrômicas: indicam falta de resposta medular. Nessas anemias observa-se pouca ou nenhuma resposta da medula óssea (arregenerativas).