Qual o significado de Gilgal Betel Jericó e Jordão?

Perguntado por: lesteves4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Gilgal foi o lugar onde a geração que nasceu no deserto foi circuncidada. Foi ali que se celebrou a primeira Páscoa depois da libertação do Egito, foi ali que parou de cair o maná. Betel é lugar santo, lugar da casa de Deus. Jericó é lugar de muralhas.

Povo de Israel se reunia em Gilgal para anúncios importantes
“Gilgal é mencionado 39 vezes na Bíblia como um lugar de acampamento, culto religioso e sacrifícios”, explicou o historiador. Naquela época, os sacríficos eram uma importante demonstração de temor a Deus.

De Gilgal a Betel poderíamos dizer que são cerca de 30 quilômetros.

O nome Jericó significa "perfumado" e deriva da palavra cananeia, que tem o mesmo significado. Acredita-se que Jericó seja uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo, por isso, é uma importante fonte de informações sobre as antigas habitações humanas no Oriente.

O nome Betel significa “Casa de El”. A história de fundação deste santuário está associada a Jacó, que, por sua vez, passa a ser chamado de “Israel”.

Foi em Gilgal que Eliseu misturou um pouco de farinha na panela onde havia um caldo feito com frutos de uma trepadeira venenosa, e o veneno cessou (2Rs 4:38). Vale lembrar que alguns comentaristas consideram essa Gilgal diferente da citada no livro de Josué.

De acordo com a Bíblia, Betel era conhecida anteriormente como “Luz”. A cidade foi conquistada pela Casa de José (Jz 1,22-25) e ocupada novamente pelos israelitas. Betel foi incluída no território de Efraim, tornando-se um lugar sagrado, um centro religioso associado à tradição dos patriarcas.

Para o segundo memorial, Josué levantou também doze pedras no meio do Jordão, exatamente no lugar do assento dos pés dos sacerdotes que levavam a Arca do Concerto (v. 9). Esses monumentos serviriam de sinal do poder de Deus entre eles.

O nome tem o sentido de “o que corre” ou “aquele que desce”. Este nome é citado no Novo Testamento da Escritura Sagrada, no episódio em que João Batista batiza Jesus Cristo nas águas do Jordão. Este rio, ao longo de toda a Bíblia, foi cenário de vários acontecimentos importantes.

Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro). O rio deságua no mar Morto. As suas margens, em especial no troço de montante que transporta água doce, são muito aproveitadas para agricultura.

O que é Galgal:
(1) Termo hebraico que significa turbilhão, mas que geralmente é sinônimo de roda. Galgal vem do verbo Galal que significa tirar, levar. Galgal também é grafada Galgala.

Betel é uma palavra com origem no hebraico que significa "casa de Deus". É uma cidade bíblica situada a norte de Jerusalém, que era um lugar de elevada importância para os israelitas, onde prestavam culto a Deus.

Sim, a distância aproximada de Betel para Jericó é 36 km. E demora aproximadamente 37 min de Betel para Jericó de carro.

quarenta anos

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

No contexto cristão, a queda das muralhas de Jericó após sete dias de peleja e do grito do povo, é uma referência de incentivo à persistência e união do povo. E a certeza de que o Senhor ouve e responde ao clamor dos seus.

Segundo o estudo sobre a cidade de Jericó, a região foi devastada porque, quando Moisés morreu, coube a Josué dar continuidade na missão de conquistar Canaã e estabelecer assentados israelitas naquela região que, inclusive, era uma ordem divina.

-- Josué 6:20-21" Segundo o Primeiro Livro dos Reis Jericó, séculos depois, um homem chamado Hiel de Betel reconstruiu Jericó e assim como Josué havia predito, ele perdeu seus filhos como resultado.

Em Gênesis 28, Jacó teve uma experiência espiritual muito importante num lugar chamado Betel. Naquela época, o Senhor prometeu que estaria com Jacó para que ele pudesse retornar e adorar novamente o Senhor em sua terra natal.

1. Mesa em que o sacerdote pagão sacrifica à divindade. 2. Mesa consagrada, geralmente com um retábulo, onde se celebra missa.

Elias provou Eliseu ordenando que este permanecesse em Betel, mas ele respondeu que não o deixaria e que o seguiria aonde fosse. Em Betel, Eliseu encontrou alguns filhos de profetas que sabiam tudo o que aconteceria a Elias, no entanto não se moveram dali para testemunhar o seu arrebatamento.

Gilgal foi um dos lugares que Samuel e Saul governavam Israel (1 Samuel 7:15-16; 13:4; 15:21). Como aconteceu com Betel, o significado de Gilgal foi corrompido por causa da persistência de Israel na idolatria. Passou a ser conhecido como local dedicado à idolatria (Amós 4:4; 5:5; Oseias 4:15; 9:15).