Qual o significado de gás GLP?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), também conhecido como “gás de cozinha” ou “gás de botijão”, é um combustível destinado principalmente para uso doméstico e industrial.

A diferença mais conhecida entre o GLP e o GN é que o primeiro é encanado e o outro comercializado por meio dos famosos “botijões”, mas, há outros fatores que diferem esses dois tipos de gás, como a composição.

Dentro do botijão, o propano e o butano são os gases dominantes que formam o GLP. O propano, mais leve que o butano, é responsável pela chama azul e queima primeiro. Já o butano, mais pesado, queima por último, resultando em uma chama amarelada.

Só para se ter uma ideia, o poder calorífico do GLP é 27,6% maior do que o do gás natural. Isso promove economia no consumo, o que se reflete numa conta de gás mais barata. Além disso, seu valor também costuma ser mais amigável, já que recebe subsídios da Petrobras.

O gás GN, já bastante conhecido como gás de rua ou encanado, é composto por hidrocarbonetos e são levados por meio de encanamentos até sua casa.

gás natural veicular

O gás natural veicular, também conhecido como GNV, é o gás utilizado como combustível em automóveis em substituição a outros produtos mais tradicionais, como a gasolina, o álcool e o etanol, por exemplo.

Com o aplicativo Ultragaz você pede seu botijão azul de forma rápida e descomplicada, e ainda confere promoções exclusivas. Você sabia? O gás de cozinha é formado pela mistura dos gases propano e butano e não tem cheiro! Por isso, por segurança, recebe um composto a base de enxofre e de forte odor chamado Mercaptana.

gás liquefeito de petróleo

O gás usado em condomínio é o GLP, sigla para gás liquefeito de petróleo.

Gás Liquefeito de Petróleo

Como já explicamos neste texto, os dois tipos de gás que chegam nos apartamentos brasileiros são: Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) ou o Gás Natural (GN).

Para que possamos estudar os gases, é necessário antes de qualquer coisa definir três tipos de gases: O gás real, o gás ideal e o gás perfeito.

Existem três tipos de gás para uso doméstico: GLP (gás liquefeito de petróleo) GN (gás natural) GR (gás nafta)

Qual marca de gás de cozinha dura mais? Comumente se tem a crença de que diferentes marcas do gás de cozinha, tenham tempos de duração diferentes. Isso é um verdadeiro mito, pois, o que realmente faz o gás de cozinha ter uma duração menor ou maior, está completamente fora do botijão.

Os recipientes de GLP, cheios ou vazios, não podem ser colocados perto de portas, escadas ou locais normalmente destinados ao livre trânsito de pedestres ou veículos.

Por prover energia térmica, o biogás também pode ser utilizado para cocção, substituindo o GLP.

Metano

Metano: principal constituinte do gás natural.

Proibido por lei
O uso do GLP como combustível em carros foi comum no Brasil durante a década de 1980. Assim como hoje, a instalação era caseira e foi proibida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) na resolução 673, sendo considerada infração grave com cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

Qual rende mais: GNV, gasolina ou etanol? Em geral, o metro cúbico de GNV rende cerca de 20% mais que a gasolina, e até 70% mais que o etanol. Além disso, a economia para quem usa gás natural chega a 40% frente ao álcool e 30% em comparação à gasolina.