Qual o significado de força na Bíblia?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O ensino bíblico que diz que o Reino de Deus é tomado à força, e os que se esforçam se apoderam dele, geralmente é interpretado como significando o esforço, o trabalho e o comprometimento diligente do crente no que diz respeito às coisas de Deus.

O conceito de força está relacionado com as leis de Newton, criadas por Isaac Newton, que foi responsável por grandes desenvolvimentos no âmbito da Física e mais concretamente no estudo da força. Atualmente, depois de aproximadamente 3 séculos de terem sido formuladas, as leis de Newton ainda são válidas.

Ficai tranquilos, não vos aflijais. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força” (cf. Ne 8, 10-11).

Sansão foi um personagem bíblico da tribo de Dã, dotado de uma força sobre-humana que foi usada para salvar Israel do poder dos filisteus.

O poder do Senhor não é uma força imaginária ou abstrata, mas é uma força que tem sido manifestada poderosamente durante toda a história da redenção. Esse é o mesmo poder que ressuscitou Cristo de entre os mortos e vivificou o crente de seu estado anterior de morte espiritual (Efésios 2:1-6).

A força é uma grandeza do tipo vetorial, ou seja, é definida a partir das informações de valor numérico (módulo), direção e sentido. A ideia de força está associada a ações como puxar, empurrar, arrastar, quebrar, etc.

As forças energéticas espirituais são aquelas que movem um indivíduo a realizar o bem a outras pessoas como compaixão, amor, intuição, etc.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética. Lembrando da etimologia das palavras já nos ajuda a entender cada tipo de força: iso = constância; metria = comprimento; tonos = alongamento; e cinética = velocidade.

A força (F) é um vetor (indicado por uma seta acima da letra), ou seja, possui módulo (intensidade da força exercida), direção (reta ao longo da qual ela atua) e sentido (o lado da reta no qual a força foi exercida).

As forças podem ser classificadas em: Forças de contato: para atuarem, necessitam do contato entre os dois corpos. Exemplo: força normal, força de atrito, tração. Forças de campo: atuam independentemente do contato, e em geral dependem da distância entre os corpos.

Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.

Minha força vem de Deus que me da determinação e coragem para superar os obstáculos e as tempestades que surgem na vida. Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, Ele é tudo o que eu sempre preciso.

Isaías 40:29-31 NVI
Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Sansão só viu isso após ter seus olhos cegados. Ele só encontrou a verdadeira força quando se tornou fraco. Ele entendeu que somente em sua fraqueza, o poder de Deus pode ser aperfeiçoado no caráter (2 Coríntios 16:9). Após compreender isso, Sansão morreu como um herói da fé.

Ao sentir o peso avassalador da tarefa diante dele, o Senhor proferiu estas palavras de incentivo: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

Ainda que tentasse várias vezes enganar Dalila, Sansão ao fim revelou que sua força decorria de seu cabelo. Dalila, recompensada com algumas mil moedas de prata supervisionou o corte do cabelo de Sansão, enquanto o indisciplinado juiz dormia.

Este versículo em outras versões da Bíblia
Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.