Qual o significado de dois triângulos um dentro do outro?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Hexagrama é uma forma geométrica com o formato de uma estrela de seis pontas, composta por dois triângulos equiláteros sobrepostos em posições opostas. O hexagrama é considerado um dos símbolos do judaísmo, sob o nome de Estrela de Davi ou Selo de Davi.

O triângulo está presente em várias religiões e possui diversos significados. O mais popular é a santíssima trindade para os hindus, cristãos e egípicios. Também é uma alusão ao ínicio, meio e fim ou corpo, alma e espírito, o equilíbrio de três forças divinas. É um simbolo que se consiste em três pontos que se ligam.

O triângulo foi por muito tempo um símbolo da Santíssima Trindade Cristã, do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nos séculos anteriores à Idade Média, Deus às vezes era representado por um halo triangular.

Há muitas culturas que usam o triângulo invertido – para baixo – para representar o feminino e no modo convencional – para cima – como o masculino. Já os gregos acreditavam que esse forma geométrica é uma porta, em que as três partes estão diretamente interligadas, como a abertura para uma vida nova.

A forma popular vê o poder fluindo de baixo para cima: o triângulo de cabeça para baixo. Nessa forma de ver o poder, o executivo da petroleira e o chefe de Estado são inerentemente instáveis. Como um triângulo de cabeça para baixo, o poder e a autoridade injustos são instáveis e cairão.

Triângulos são polígonos formados por três lados. Os polígonos, por sua vez, são figuras geométricas formadas por segmentos de reta que, dois a dois, tocam-se em seus pontos extremos, mas que não se cruzam em qualquer outro ponto.

E o Olho da Providência, também conhecido como "o olho que tudo vê", é um desses símbolos que desencadeiam múltiplas interpretações.

Um dos principais significados do triângulo voltado para cima é a relação com o masculino e com a fertilidade. Também está ligado ao solar, ao ativo. Semelhante a pirâmide, também se relaciona com a ideia de estabilidade e equilíbrio. Pode, inclusive, estar relacionado com fluidez, se seguir a ideia do Delta grego.

O Olho que Tudo Vê é então um lembrete para os Maçons de que sempre são observados pelo Grande Arquiteto do Universo, ou GADU. Tipicamente o Olho Maçônico da Providência tem um semi-círculo de luz sob o olho — frequentemente com os raios incidindo para baixo.

E o que é ”O Triângulo de Vida”? Quando um edifício desaba, o peso do teto cai sobre os objetos ou móveis esmagando-os sob o peso dos escombros, mas, ao lado desses objetos ou móveis, fica um espaço vazio. Esse é o espaço que se chama de “O Triângulo de Vida”.

O "Triângulo da Vida": explicação
"Em termos simples, quando os edifícios desmoronam, o peso dos tetos que caem sobre os objetos ou móveis dentro esmaga esses objetos, deixando um espaço ou um espaço vazio ao lado deles. Esse espaço é o que eu chamo de "triângulo da vida".

É símbolo, pois, da Ideia Espiritual que ilumina e se transmite. Outro exemplo muito conhecido de utilização do triângulo como símbolo do Superior, do Divino, é o Partenon de Atenas.

O símbolo nabla — também chamado de grad, del ou atled (delta ao contrário) — foi introduzido por William Rowan Hamilton em 1837, mas não com o objetivo de representar o gradiente de uma função. Sempre que Hamilton precisava resumir alguma operação, usava esse triângulo invertido.

Segundo o Huffington Post, o sinal em forma de triângulo feito com os dedos significa "Paris" em língua gestual. A ideia pegou e muitos atletas e celebridades começaram a mostrar o seu apoio colocando uma foto nas redes sociais com a hashtag #Paris2024.

Valknut (em nórdico antigo, Valr "guerreiros mortos" e Knut "nó") é um símbolo religioso pertencente ao paganismo Nórdico e Germânico que consiste em três triângulos entrelaçados, também chamado de "Nó dos mortos" ou "Coração de Hrungnir" por aparecer em um mito ligado ao deus Þórr, com a morte do gigante Hrungnir.