Qual o significado de cipreste na Bíblia?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 12 votos

Nas Sagradas Escrituras, Deus chega a comparar a Si mesmo com um cipreste verde (Oséias 14.8), e também refere-Se ao Seu povo como ciprestes escolhidos (Isaías 37.24). Tanto o Pai quanto Seus filhos são alvo dessa analogia por uma razão muito forte.

é uma das espécies florestais de alto potencial como fonte de madeira para usos múltiplos no Brasil, principalmente em forma de madeira serrada para marcenaria. A espécie apresenta bom desenvolvimento na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, a mais de 1.000m de altitude, onde o clima é frio, com alta umidade.

Os ciprestes são coníferas de porte arbóreo ocasionalmente arbustivos distribuídos larga- mente no globo, principalmente em regiões temperadas a quentes na América do Norte, China, Japão e Europa (FOELKEL e ZVINAKE- VICIUS, 1978).

Como a densidade dos dois materiais é parecida, os estudiosos ingleses escolheram o cipreste como exemplo. Com essas informações, e assumindo que Noé teria seguido as instruções o mais literalmente possível, construindo uma embarcação retangular, em forma de caixa, é possível concluir que a arca não afundaria na água.

Da família Cupressaceae, género Cupressus, o cipreste é uma árvore de folha persistente que pode atingir 30 m de altura. Esta é uma árvore de extraordinária longevidade – conhecendo-se exemplares com mais de 1000 anos. Possui uma copa de forma cónica, de verde intenso.

Posso ainda ser utilizado para fins medicinais, possui propriedades antissépticas, sudoríferas, sedativas, diuréticas, inseticidas, adstringentes, calmante, entre outros.

O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas. A árvore também simboliza o Reino de Deus: “Eu sou a árvore, e vós sois os ramos”.

A madeira do cipreste era usada para construir caixões para os guerreiros gregos e sarcófagos no Egito. Essa conífera ainda é muito plantada em cemitérios, simbolizando o consolo e conforto para a vida após a morte.

Podemos nos referir ao cheiro do Cipreste como uma brisa fresca soprando em uma madeira.

150 anos

O Cipreste leva de 10-20 anos para atingir a maturidade. É uma espécie de grande longevidade, normalmente vivem de 50-150 anos, porém, algumas chegam a viver mais de um milénio.

A madeira de acácia é bastante conhecida por ter sido o material usado na Arca da Aliança, segundo a descrição que encontramos no livro do Êxodo, na Bíblia Sagrada.

Dona de uma copa estreita e esguia, a muda de cipreste italiano cresce em média 60 cm por ano, até atingir 12 a 15 metros de altura.

A Tuia, também chamada de Árvore da Vida ou Cipreste, é bastante utilizada para fins ornamentais. Por ser um pinheiro de porte compacto, torna-se ideal para protagonizar a árvore de Natal, nas festas de fim de ano. É uma planta que simboliza a confraternização.

Cipreste é um grupo de árvores coníferas da família Crupressaceae, sendo a segunda maior família do grupo, contando com 16 gêneros e 140 espécies. São árvores com distribuição cosmopolita, porém são mais frequentes no hemisfério norte, e não há nenhuma espécie nativa do Brasil.

Não há provas científicas que confirmem de qual madeira foi construída a cruz de Jesus, mas os peregrinos acreditam que foi de uma oliveira -- típica da região desde as épocas bíblicas.

os poetas hebreus consideravam o cedro-do-líbano, como o símbolo do poder e da majestade, da grandeza e da beleza, da força e da permanência (is 2.13 – Ez 17.3,22,23 – 31.3 a 18 – Am 2.9 – Zc 11.1,2). o cedro, no seu firme e contínuo crescimento, é comparado ao progresso espiritual do homem justo (Sl 92.12).

A arca da aliança foi um objeto sagrado que pertenceu aos hebreus na Antiguidade. Foi construída pelos hebreus após Moisés receber ordens de Deus no Monte Sinai sobre como construir esse objeto. A arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado usado por Arão e de um vaso contendo maná.

O cipreste italiano é uma árvore perene caracterizada por ricas agulhas verdes e uma forma estreita e piramidal. É uma árvore alta e majestosa e erguem-se como colunas em jardins formais ou frente de propriedades.