Qual o significado de cheiro de Murrinha?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

[Popular] Mau cheiro exalado por pessoas ou animais; catinga, bodum, inhaca. [Figurado] Sentimento de melancolia; tristeza.

adjetivo Que tem odor desagradável; fétido, fedorento.

Um “cheiro” (chero ou xero) por lá não está relacionado necessariamente ao verbo cheirar, mas sim a um beijo. Assim, quando você manda um “cheiro”, você manda um beijo a alguém.

Este adjetivo vem do Latim molestia, “doença”. A gente, ao lado de uma pessoa destas, se sente como se estivesse doente. Falando em doença, muitas vezes dizemos que tal pessoa é uma morrinha.

1. [Depreciativo] Cheiro desagradável, nauseante. 2. [Depreciativo] Transpiração malcheirosa.

1 Não ter característica marcante, individualidade; ser insignificante: Este texto não fede nem cheira.: Como ator, ele não fede nem cheira. v.

Se pra quem não mora no estado cheirar alguém é uma ação que une o nariz de um e o pescoço de outro, para o potiguar “um cheiro” não significa cheirar literalmente, mas sim, dar um beijo.

No Dicionário Baianês, o significado de ôxe, oxente, xente e xen é o seguinte: "Puxa!

O mau cheiro ficará mais forte a cada vez que pecarmos, afastando-nos cada vez mais de Deus e daqueles a quem amamos. Logo poderemos tornar-nos como Lamã e Lemuel que, depois de fazerem más escolhas continuamente, haviam “perdido a sensibilidade” e não podiam mais perceber a voz mansa e delicada. (Ver 1 Néfi 17:45.)

Ter odor na vagina é normal? Sim. Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.

Suor, secreções vaginais naturais, sêmen, lubrificantes, enfim, são diversos os fatores que exalam cheiros durante e logo após as relações sexuais. Mas se a mulher percebe que um odor forte e incomum afeta a vagina após a transa, vale ficar atenta, pois pode se tratar de um caso de vaginose bacteriana.

Tô de boa ("relaxando").

[Regionalismo] Expressão empregada para demonstrar espanto, indignação ou admiração. É mais usado diante de coisas surpreendentemente boas.

Expressão nordestina que designa o ato de beijar, cheirando antes, carinhosamente, outra pessoa.