Qual o significado de cedros na Bíblia?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

os poetas hebreus consideravam o cedro-do-líbano, como o símbolo do poder e da majestade, da grandeza e da beleza, da força e da permanência (is 2.13 – Ez 17.3,22,23 – 31.3 a 18 – Am 2.9 – Zc 11.1,2). o cedro, no seu firme e contínuo crescimento, é comparado ao progresso espiritual do homem justo (Sl 92.12).

Na Bíblia, os filhos de Deus são comparados aos cedros do Líbano. “O justo florescerá como palmeira; crescerá como cedro no Líbano” (Salmo 92.12). Sempre que vejo uma daquelas árvores enormes, que a gente quase não vê o topo, eu penso em como são as suas raízes.

Os sumérios consideravam o cedro como a Árvore da Vida. Ele possui em sua composição química propriedades antifúngicas, antisépticas, diuréticas, adstringentes e sedativas. Promove persistência, força, tolerância e tranquilidade para superar as dificuldades. Ainda pode ajudar na indução à meditação.

Praticamente qualquer móvel pode ser feito de cedro – isso sem falar em portas, batentes, janelas, revestimentos de pisos, paredes e tetos. Isso ocorre porque o cedro é uma madeira leve e versátil, fácil de serrar, lixar, aplainar, pregar ou parafusar.

O crescimento do cedro é lento e constante. Nos primeiros 3 anos de vida as raízes crescem até um metro e meio de profundidade enquanto a planta tem cerca de 5 centímetros, isso quer dizer que em TRÊS ANOS a planta visivelmente está minúscula, mas suas raízes estão mil vezes maior do que a planta em si.

Crescimento da planta: O desenvolvimento das plantas no campo é bastante rápido, podendo atingir 3,5 m de altura aos 2 anos. O cedro é uma árvore caducifólia, com altura variando entre 10 e 25m e DAP (diâmetro à altura do peito), entre 40 e 80cm.

As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

O cedro do Líbano possui beleza, perfume e força, sua madeira é perfumada e era utilizada para mumificar os mortos, não depende da chuva, pois suas raízes profundas buscam água diretamente dos lençóis freáticos. Ele cresce devagar e chega a atingir 40 metros de altura e 14 metros de diâmetro.

Salmos 92:12-15 ARC
O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.

As referências simbólicas feitas à palmeira mostram que esta árvore era então, como é agora, considerada como tipo de graça e de beleza. Cantares de Salomão (7.7) referem-se à sua elevada estatura - o salmo 92 (12,14) alude à sua verdura, fertilidade, e duração.

Canaliza a energia para o interior. Relaxante, com poder sedativo na ansiedade e tensão nervosa. Firmeza e estabilidade é a mensagem do espírito do cedro.

Fruto: cápsula piriforme deiscente, septífraga, abrindo-se até mais da metade por cinco valvas longitudinais, lenhosas, espessas, rugosas, marrom-escuras, com lenticelas claras, com 3 a 10 cm de comprimento e 3 a 3,5 cm de largura, pesando cerca de 13 g, com aproximadamente 30 a 100 sementes viáveis por fruto.

O cedro-do-líbano pode durar séculos, é uma das árvores de maior longevidade.

A madeira de CEDRO é considerada de resistência moderada ao ataque de organismos xilófagos, segundo observações práticas a respeito de sua utilização. A madeira de CEDRO, em tratamentos sob pressão, em ensaios de laboratório, demonstrou ser de baixa permeabilidade às soluções preservantes.

A maturação leva de 6 a 10 meses. Propaga-se facilmente por semente. A raiz e a casca do tronco são usadas para reduzir a febre e dor.

Uma curiosidade sobre essa árvore é que, nos primeiros 3 anos de vida, a raiz dela chega a quase 2 metros de profundidade, mesmo que sua altura esteja em cerca de 5cm nessa época. Somente quando sua raiz está bem fundamentada e segura, a árvore começa a crescer em altura.