Qual o significado de BPM na enfermagem?

Perguntado por: iduarte4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Num adulto jovem, o pulso ideal fica entre 50 e 100 bpm (batidas por minuto).

A partir do ano 2000, o termo Dor: o quinto sinal vital vem sendo difundido pelo mundo, com a finalidade de mensurar e registrar a dor, ao mesmo tempo, em que outros sinais vitais como, pressão arterial, pulso, respiração e temperatura, estão sendo medidos e registrados.

Os sinais vitais (SSVV) são indicadores do estado de saúde e da garantia das funções circulatórias, respiratória, neural e endócrina do corpo. Podem servir como mecanismos de comunicação universal sobre o estado do paciente e da gravidade da doença.

Os sinais vitais compreendem a temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial.

A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista. O especialista ressalta que evitar as arritmias ainda é a melhor maneira de impedir morte súbita ou derrames causados pela doença.

artéria radial

A artéria radial também é clinicamente importante devido à sua localização no punho, já que sua pulsação pode ser palpada e usada para determinar a frequência cardíaca.

A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.

Em resumo, atualmente, a dor é considerada um sinal vital, tão importante quanto os outros e deve sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica.

CLASSIFICAÇÃO DA DOR:
Um a Três (1 a 3) = Dor de fraca intensidade. Quatro a Seis (4 a 6) = Dor de intensidade moderada. Sete a Nove (7 a 9) = Dor de forte intensidade. Dez (10) = Dor de intensidade insuportável.

O pulso é uma constante vital que nos informa sobre o sistema circulatório e o funcionamento do coração. O pulso deve ser regular e rítmico e ser percebido com certa intensidade. A frequência cardíaca sabe-se contando o número de pulsações por minuto.

Tc – Temperatura em graus Celsius. Tf – Temperatura em graus Fahrenheit. Tk – Temperatura Kelvin.

Pressão Arterial (PA) é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes internas das artérias ao ser bombeado do coração para todo o organismo.

  • DADOS VITAIS.
  • PRESSÃO ARTERIAL(PA), TEMPERATURA.
  • CORPORAL(T), PULSO(P), FREQUÊNCIA.
  • RESPIRATÓRIA(FR) e SATURAÇÃO DE.

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Estima-se que uma pessoa adulta saudável complete cerca de 12 a 20 ciclos de respiração por minuto, ou seja, um indivíduo normal inspira e expira cerca de 12 a 20 vezes a cada minuto.