Qual o significado de botija na Bíblia?

Perguntado por: ialbuquerque8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Vaso de barro de gargalo estreito e com uma asa, destinado a usos domésticos (#Jr 19.1).

Quando o oleiro está fazendo seu vaso, com o barro ainda molhado, ele pode pegar o vaso recém-terminado, reamassar o barro e começar tudo de novo. Ao contrário, a botija é uma obra pronta, com o material endurecido, de modo que não pode mais ser reesculpido. Neste sentido, os cristãos somos botijas.

Era usado para iluminação, aquecimento, na cozinha e como remédio. Eliseu pediu à viúva e seus filhos e pegar tantas vasilhas vazias quanto possíveis, de seus vizinhos. Deveriam trazer pra casa, fechar a porta e então despejar o azeite da pequena botija nos recipientes vazios.

A direção dada por Deus a Eliseu foi exatamente a seguinte: “Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia.” (2 Rs 4:3,4).

1. Frasco cilíndrico de grés, de boca estreita e gargalo curto. 2. Recipiente usado cheio de água quente para aquecimento, geralmente da cama.

BOTIJA – do Espanhol botella, “garrafa”, do Latim butticula, diminutivo de buttis, “odre, tonel”.

Uma das lendas mais interessantes do interior do Brasil, é a da botija de ouro. Entes sobrenaturais aparecem em sonho ou durante o dia mesmo, para indicar a um escolhido a existência de uma botija cheia de ouro escondida em certo lugar, que deveria ser desenterrada, geralmente, à meia-noite para aumentar o mistério.

Certa vez o Senhor instruiu Jeremias a comprar uma botija de barro, quebrá-la diante dos líderes do povo e profetizar destemidamente: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se”.

Vaso de barro de gargalo estreito e com uma asa, destinado a usos domésticos (#Jr 19.1).

Uma BOTIJA era um recipiente onde se ARMAZENAVA o azeite, sendo então de boca estreita, ele dificultava a sua visão e o cálculo exato de sua quantidade.

O azeite parou porque ela não apresentou mais vasilhas vazias, pois, se assim fora, ELE as encheria todas. É claro que ela resolveu seu problema pagando a dívida e vivendo do resto, mas poderia ter ido além.

Jezabel

Obadias era um servo de Deus que viveu em um ambiente hostil no Reino do Norte, conhecido também como o Reino de Israel, no tempo do rei Acabe e sua mulher, Jezabel (I Rs. 19-22), no século IX a.

Uma história de fé e confiança no socorro divino, quando Eliseu aumenta o azeite da viúva, em 2 reis 4. Deus não desampara aqueles que a Ele são fiéis. A multiplicação do azeite da viúva nos traz uma lição de vida acerca do amor do Pai para com os seus pequeninos.

2 Reis 4 nos conta a história da viúva que só tinha uma botija de azeite em casa, mas ela foi até o profeta de Deus, Eliseu que lhe deu as instruções para o milagre acontecer.

Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7).

Os gregos e os romanos sem dúvida descobriram várias aplicações do azeite, com suas múltiplas utilizações na culinária, como medicamento, unguento ou bálsamo, perfume, combustível para iluminação, lubrificante de alfaias e impermeabilizante de tecidos.

Para a tradição judaica afirma que esta viúva (2 Reis 4: 1) era a esposa de Oba. dias, que escondeu os profetas do Senhor em uma caverna e os alimentou na época de Ahab. E o homem devia muito dinheiro que devia ser pago. Mas essa mulher não tinha dinheiro.