Qual o significado de Axum?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Aksum ou Axum (e históricamente Acçum) é uma cidade do norte da Etiópia, localizada na Região Tigré. A localidade é de grande importância histórica por ter sido capital do antigo Império de Axum. As ruínas da antiga cidade foram inscritas pela UNESCO, em 1980, na lista do Património Mundial.

Um dos momentos mais importantes e possível origem do poder de Axum, é a conversão ao cristianismo, com isso grande parte da região Nubia recebeu forte influência do cristianismo e a maior parte da população se converteu também.

O nome desse rei era Ezana e ele foi convertido em 330 d.C. por um monge cristão de origem fenícia chamado Frumêncio.

Com relação à religião, o reino de Axum teve várias fases. No início, seguiam o politeísmo árabe (do século II a.C. ao IV), depois receberam a influência do Judaísmo (final do século IV) e logo em seguida seguiram o Cristianismo.

Axum chegará ao fim devido à expansão muçulmana e a pressão de reinos vizinhos. A população do Império foi forçada a se isolar no interior de seu território, causando consequente declínio de sua cultura e comércio, apagando aos poucos os traços desta distinta sociedade.

Etiópia

O Reino de Axum
No século IV a. C., após sofrer vários ataques de povos vizinhos, os kushitas foram dominados pelo Reino de Axum (atual Etiópia). Os axumitas realizavam um dinâmico comércio com o Mediterrâneo, Mar Vermelho, oceano Índico, Pérsia, Arábia, Índia, Bizâncio, entre outros.

E Axum dominou o comércio no Corno de África e ao longo do Mar Vermelho durante séculos. Embora o reino date do século I d.C., a sua época de maior influência e prosperidade foi do século III ao século VI. O reino durou até ao século VIII.

É o caso do Reino de Axum.
O Reino de Axum desenvolveu-se na região localizada abaixo do Egito, onde atualmente está a Etiópia.

Axum passará de um principado a primeira província de um reino feudal. O principal objetivo de um rei era impor sua liderança e hegemonia em relação aos demais principados e/ou províncias. Fazendo para isto, uso da força militar para alcançar seus objetivos.

O comércio marítimo, com rotas que chegavam até o Ceilão, era realizado através do porto de Adúlis (na atual Eritreia).

O REINO DE AXUM
Por volta do século VII a.C., a agricultura e a criação de gado eram as principais atividades econômicas, o comércio era desenvolvido.

Em seu apogeu, nos séculos IV e VI d.C.) o reino de Axum expandiu-se (áreas riscadas) e realizava trocas comerciais com o Egito, Europa, o interior da África e as cidades do Vale do Indo.

Resposta. A regiao de Axum foi colonizada por imigrantes Sabeus vindos da Peninsula Arabica. A influencia da cultura dos sabeus é vista na arquitetura e na lingua do imperio Ge'ez!

A palavra “poliglota” tem origem na união de dois termos gregos: “polý”, que significa “numerosas”, e “glossai” ou “glottai”, que quer dizer “línguas”. Assim, poliglota é a pessoa que fala muitas línguas. Para ser considerado um é necessário dominar vários idiomas, sabendo ler, escrever, falar e compreender todos eles.

São elas o português (com o galego, que alguns consideram outra língua), o espanhol (ou castelhano), o catalão, o provençal, o francês, o sardo, o italiano, o rético (ou romanche) e o romeno.

Quando Deus confundiu as línguas na torre de Babel, ponderou Filo Hebreu que todos ficaram mudos e surdos, porque, ainda que todos falassem e todos ouvissem, nenhum entendia o outro. Na antiga Babel, houve setenta e duas línguas; na Babel do rio das Amazonas, já se conhecem mais de cento e cinquenta.

O termo poliglota é definido pelo dicionário Aurélio como um adjetivo usado para se referir a uma "pessoa que sabe ou fala muitas línguas".

É usado para se referir a alguns poucos poliglotas que dominavam mais de seis idiomas. De acordo com o britânico, uma pessoa consegue falar de 50 a 100 línguas, mas o mais comum é que sejam aprendidas, no máximo, seis.

1. Italiano. O italiano vem em primeiro lugar por uma única razão: além de se parecer com o português no que se refere à gramática e ao vocabulário (o que também acontece no caso do espanhol), o idioma tem também uma fonética mais simples para nós.

Quando se pergunta qual é a língua mais próxima do português, a resposta precisa ser essa: o galego! Esse idioma, na verdade, remete às origens diretas do português. A língua é falada na Galícia, ou Galiza, região da Espanha que faz divisa com o norte de Portugal.

francês

O francês é geralmente considerado a língua mais romântica do mundo.