Qual o significado de Atos 2?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

No geral, Atos 2 é um capítulo que enfatiza a importância do Espírito Santo na vida da igreja e na propagação da mensagem do evangelho. O capítulo destaca o poder do evangelho para transcender as barreiras culturais e linguísticas e o impacto transformador da mensagem na vida daqueles que a ouvem.

Em Atos dos Apóstolos 4:31-33 vemos que o avivamento ocorre de dentro para fora, que o Espírito Santo toca o coração de cada um de maneira especial. Tal transformação se reflete na vida e nas ações. Tanta dedicação a Deus contagia os demais, fazendo com que o avivamento seja coletivo.

Fundamentos Bíblicos sobre a festa de Pentecostes
A descida do Espírito Santo é anunciada por Jesus nos Evangelhos (em especial no evangelho de São João). Essa descida aconteceu no dia da festa da colheita, conhecida como festa das primícias, onde os Judeus separavam a melhor parte de sua colheita e entregavam a Deus.

Consideremos, em segundo lugar, que o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos em forma de línguas, significando que Ele veio para torná-los pregadores aptos da Palavra; veio para dotá-los com o dom de línguas, com a sabedoria celeste e a inteligência dos mistérios de Deus e de todas as verdades do Evangelho, a fim de ...

A principal mensagem deste livro é o poder de Deus que renovará todas as coisas. O Senhor destruirá todo o mal e nos presenteará com um lar no paraíso. Todos nós ressuscitaremos!

O fogo do Pentecostes está sempre queimando nos discípulos
O fogo do Pentecostes queimava em cada um deles até o dia da morte. Mesmo nos nossos dias animais de presa estão rondando a igreja do Deus vivo, e de vez em quando você pode ouvir roncando e rugindo na periferia.

Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

1 E cumprindo-se o dia de aPentecostes, estavam todos concordemente reunidos. 2 E de repente veio do céu um som, como de um avento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, e pousaram sobre cada um deles.

De acordo com o cristianismo, o avivamento seria uma bênção concedida às pessoas que creem fervorosamente no Divino Espírito Santo. Desta forma, o ato de se avivar despertaria uma intensa felicidade e paz interior.

[Informal] Fazer inconfidências; ser indiscreto.

Praticar a caridade, benevolência e amor ao próximo
O próprio Espírito Santo, pelo dom da ciência, nos permite ver em todo ser criado, um vestígio do Senhor. Quando amamos o próximo, nos sensibilizamos com seu sofrimento, tornamos nossa alma mais agradável, nos abrindo a presença ainda maior do Espírito Santo.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

O Espírito Santo é um professor da verdade e se estivermos dispostos a ouvir, Ele pode ensinar-nos todas as coisas. Os Mórmons também acreditam no ensinamento Bíblico de que o Espírito Santo nos pode consolar quando estamos tristes ou sós e nos ajuda a lembrar do amor de Deus por nós.

A história do milagre de Pentecostes, que aconteceu muitos anos depois, fala de união. Diz a Bíblia que os apóstolos (os 12 "alunos" de Jesus) estavam em um lugar quando ouviram um barulho, como se o vento soprasse forte. Então, sobre a cabeça de cada um, apareceram línguas de fogo.

Para São Lucas, que escreveu para comunidades gregas, Pentecostes aconteceu 50 dias depois da Páscoa, como aquele Pentecostes dos judeus, que comemorava a entrega da Lei no Monte Sinai. É a Solenidade da comunicação do Espírito Santo.

Joel profetizou sobre uma iminente destruição e aconselhou o povo a reunir-se na casa do Senhor. Profetizou também que adviriam calamidades aos iníquos nos últimos dias e que o Espírito do Senhor seria derramado sobre toda a carne.