Qual o significado de ataque soviético?

Perguntado por: oesteves5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A destruição da União Soviética comunista e a conquista de um "espaço vital" na Europa Oriental eram objetivos antigos de Hitler e do Partido Nazista. A invasão da União Soviética pela Alemanha, conhecida como “Operação Barbarossa", é considerada uma das maiores operações militares na história da guerra moderna.

Era muito mais uma comunidade do que é hoje a Rússia, na qual o capitalismo substituiu a consciência grupal pelo individualismo e a competição por recursos e empregos. As pessoas não tinham muito, mas tinham o suficiente para viver uma vida respeitável. E todo mundo estava praticamente no mesmo barco.

O Estado comunista
A União Soviética denominado também de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) consistiu em um Estado comunista formado por 15 Repúblicas Autônomas. Esse sistema foi desenvolvido em 30 de dezembro de 1922 e chegou ao fim no ano de 26 de dezembro de 1991.

Para entender as diferenças entre Rússia e União Soviética é preciso começar pelos princípios básicos. A Rússia é um país, enquanto a URSS era estado político que abrangia quinze países. Apesar das grandes semelhanças, como localização geográfica e fortes divergências, tanto políticas como socioeconômicas.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

A contra-ofensiva soviética
O planejamento da contra-ofensiva foi feito com táticas que viriam a encurralar e destruir o 6° Exército alemão e demais tropas do Eixo em torno de Stalingrado, tornando essa a segunda derrota em larga escala do Terceiro Reich durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

a Rússia

Na atualidade, o maior país do mundo é a Rússia, que possui cerca de 17 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, quase o dobro do segundo maior país em território do mundo.

A União Soviética ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi uma nação que existiu entre 1922 e 1991. A União Soviética surgiu como resultado direto da Revolução Russa, que aconteceu em 1917 e transformou a Rússia em uma nação socialista.

Em 1º de dezembro de 1991, consolidou-se independência da Ucrânia, aprovada em plebiscito por 90% da população. Uma semana depois, numa espécie de golpe branco contra Gorbatchev, os presidentes da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia criaram a Comunidade de Estados Independentes (CEI), decretando o fim da União Soviética.

Em 1991, com o fim da URSS, o bloco se desmembrou em Armênia, Azerbaijão, Bielorússia (hoje Belarus), Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

O seu colapso, na virada dos anos 1980 para os anos 1990, aconteceu em virtude da falência do modelo socioeconômico e político comunista.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

Em 1965, dada a conjuntura da Guerra Fria, principalmente devido à ameaça constante de uma segunda invasão por parte dos Estados Unidos, o Partido Unido da Revolução Socialista Cubana tomou a decisão política de se ligar ao Bloco Soviético e sofreu fortes mudanças, sendo rebatizado como Partido Comunista de Cuba.

Os dois países foram os grandes ganhadores da guerra, entretanto um deles, Estados Unidos, defendia a ideologia capitalista, enquanto a União Soviética defendia a ideologia comunista. A polaridade entre os dois países dividiu o mundo em um novo confronto a partir de 1945, a Guerra Fria.

União Soviética

Os EUA venceram a Guerra Fria, já que a União Soviética acabou em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu a Rússia a partir da década de 1970. A falta de ações para resolver os problemas do bloco comunista foram responsáveis por levar o país ao fim.

Aliados

Os Aliados foram os países vencedores da Segunda Guerra Mundial.