Qual o significado de Assuero na Bíblia?

Perguntado por: lvarela . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Assuero: Significa “leão rei”, “herói entre os dominadores”.

O rei, embriagado ao extremo (com o coração alegre de vinho, na linguagem metafórica do texto bíblico), determinou que seus camareiros trouxessem a rainha, formosa, bela, “para mostrar aos povos e aos príncipes a sua beleza”. Vasti deveria comparecer à festa, exibindo-se, a mando do rei, portando a coroa real.

Mais do que isso, Assuero sabia como dar uma festa, um evento de seis meses, para seus líderes militares, seus príncipes e nobres, todos os poderosos do reino.

Assuero: Significa “leão rei”, “herói entre os dominadores”. Tem origem no persa antigo khchoovârcha ou khsajarsha, que quer dizer “leão rei”, e por extensão dá-se o significado de “herói entre os dominadores”.

O rei Assuero foi o governante da Pérsia entre 486 e 465 a.C. Ele é mais conhecido como Xerxes, seu nome grego, pelo qual aparece em relatos extrabíblicos, sendo que é apenas no livro de Ester que ele é mencionado como Assuero.

Assuero reinava sobre cento e vinte e sete províncias. Era um império que ia do Egito até a Índia. No terceiro ano do seu reinado ele resolveu curtir a vida. Deu um banquete para o qual convidou todos os nobres e príncipes das províncias do seu reino e seus servos.

Rainha Vasti

Rainha Vasti e sua passagem pela história
Foi Rainha no reinado do Rei Assuero também chamado de rei "Longímano" Artaxerxes da Pérsia, reino que começava nas proximidades da Índia e terminava onde, atualmente, se encontra o Sudão, na África.

Porém, antes de Ester estar na presença do rei, ela passou por um processo de embelezamento, que consistia em um ano de tratamento.

Assim, antes de pedir o que queria, Ester preparou um banquete para o rei Assuero e para Hamã, cujo objetivo seria examinar o terreno e saber qual era o estado de espirito do rei. Naquela noite, o rei novamente pediu-lhe que dissesse o que desejava, mas Ester simplesmente convidou o rei e Hamã para outro banquete.

Objetivo do livro
O objetivo central do Livro de Ester é justificar a observância da festa do Purim. Isto era muito importante já que se trata de uma festividade que não fazia parte das ordenanças mosaicas (do Pentateuco, livros de Moisés).

Em Ester 1, podemos contemplar a soberania de Deus em ação. Embora o texto não diga, mas fica claro que o Senhor está criando uma situação de milagres para que Ester venha tornar-se rainha na Pérsia, e com isso salve os judeus dos malignos planos de Hamã.

Ele queria destruir todo o povo judeu. Então Hamã começou a conspirar contra os judeus, e conseguiu fazer com que o rei Assuero permitisse que ele levasse adiante seu plano. Hamã foi tão persuasivo que o rei lhe autorizou a expedir decretos reais (Ester 3:10).

A história do rei Assuero e da rainha Vasti se passa no livro de Ester da Bíblia.

O imperador foi assassinado no dia 4 de agosto de 465 a.C. pelo chefe do Artabano e guarda real.

Xerxes I foi um poderoso rei persa da Antiguidade.
Xerxes foi um importante rei persa que governou entre os anos de 486 a.C. a 466 a.C.. Ele foi o quinto rei da dinastia Aquemênida da Pérsia. Filho do rei Dario I, Xerxes nasceu, provavelmente, em 519 a.C. e morreu assassinado em 466 a.C.

Em um desses dias, Mardoqueu escutou dois porteiros planejando a morte do rei, mas ele mandou avisar Ester, que em nome de seu pai adotivo salvou o marido da emboscada. Depois desses acontecimentos, o rei nomeou como primeiro ministro um homem muito rude e perverso chamado Amã.

Sem permissão para voltar para casa mesmo após o fim da guerra, o casal é forçado a criar seu filho, Demetrius, na imundície de um campo de refugiados de Shatila, em Beirute, Líbano.

Não sabemos quando ou onde foi escrito o livro de Ester. Contudo, os acontecimentos desse livro se deram enquanto muitos judeus estavam vivendo na Pérsia depois de serem deportados de Jerusalém.

Qual é o seu pedido? Mesmo que seja a metade do reino, será dado a você". 4 Respondeu Ester: "Se for do agrado do rei, venha com Hamã a um banquete que lhe preparei". 5 Disse o rei: "Tragam Hamã imediatamente, para que ele atenda ao pedido de Ester".

Durante a segunda festa, Ester decidiu agir com a ajuda de Deus. Deus deu a ela as palavras de que ela precisava para implorar por sua vida e a de seu povo. Ester acusou Hamã de arquitetar a conspiração e o rei saiu furioso. Hamã percebeu que sua própria vida estava em perigo.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28[11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.