Qual é o significado das pinturas indígenas?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Por meio das pinturas corporais, os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de sua comunidade. As pinturas são as marcas de muitas populações e são diferentes para cada ocasião. Feitas normalmente de elementos naturais, como urucum e jenipapo, as tinturas podem se manter na pele por dias.

Na visão não indígena o grafismo é simplesmente entendido como uma linguagem visual, isto é, para eles representa somente a beleza e decoração. Isso por que não conhecem que neles estão uma rica e diversas sabedorias e conhecimentos dos nossos anciões.

A pintura corporal indígena tem grande importância e seu significado é muito amplo, podendo ir da simples expressão de beleza e erotismo à indicação de preparação para a guerra ou, até mesmo, como uma das formas de aplacar a ira dos demônios.

As cores utilizadas na pintura corporal do povo indígena expressam significações que fazem conexões com os elementos naturais:

  • A cor vermelha é relativa ao fogo;
  • O amarelo faz menção ao sol;
  • O azul ilustra as águas;
  • O verde se refere ao meio natural;
  • Já o marrom é relacionado à terra.

- Promover ações de resgate a cultura dos povos indígenas. OBJETIVO ESPECÍFICOS: - Possibilitar-lhes que identifiquem a diversidade de hábitos e costumes da cultura indígena. - Diagnosticar a influência que a cultura indígena exerce sobre nossa cultura.

A arte indígena brasileira é produzida pelos povos nativos, antes e depois da colonização portuguesa, que se iniciou em 1500. Há uma grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, que se destacam na arte da cerâmica, do trançado, dos enfeites e das pinturas corporais.

pelo menos trinta vezes em um dia. Quem não cumprir essa regra leva punição. A punição é não fazer amor por dez anos, entendeu?

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.

O grafismo indígena é uma forma de identificação interna dentro da sua sociedade, além de identificação étnica quando comparada às outras tribos. Algumas características deste tipo de arte são a simetria, formas simples e relacionadas à natureza, sendo, normalmente, feitas por mulheres.

Usar o grafismo e a pintura corporal indígena como um recurso prático para se ensinar História Indígena possibilitará aos alunos a conscientização de que cada etnia possui uma identidade específica, e esta reflete na elaboração dos desenhos e nos significados atribuídos a estes desenhos.

A arte indígena é muito rica, composta por diversos elementos carregados de simbologias antigas e sabedorias sagradas recebidas de seus antepassados. As produções indígenas mais comuns à maioria das etnias brasileiras são: cerâmica, pintura corporal, máscaras, cestaria e arte plumária.

2 – Pinturas corporais
Trata-se de um dos elementos mais representativos da cultura indígena. Isso porque elas servem principalmente para identificar funções na tribo, assim como membros de uma determinada família.

Elas carregam também valores sociais, cosmológicos e pedagógicos para as crianças como a estrutura familiar, comportamento social e regras em sociedade.

A pintura pode ser ligada à produção de imagens decorativas ou imagens de representação, seja esta figurativa ou abstrata. Uma pintura figurativa é essencialmente a representação pictórica de um tema, ou seja, quando o artista reproduz em seu quadro uma realidade que lhe é familiar.